X
X

Buscar

DNIT confirma nova alça na Mafisa para o Parque das Itoupavas

Superintendente do órgão esteve em Blumenau para reunião com lideranças

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou a execução de uma alça que liga o viaduto da Mafisa ao Parque das Itoupavas. A obra foi assegurada pelo superintendente do órgão, Ronaldo Carioni Barbosa, que esteve em Blumenau na manhã desta sexta-feira, dia 15, para reunião com lideranças políticas.

A notícia dá fim ao impasse entre prefeitura e Dnit sobre os impactos da duplicação no parque. A construção da alça passará por cima de parte do estacionamento e bicicletário da área de lazer. No entanto, de acordo com o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), que participou da reunião, o Dnit arcará com as despesas da adaptação da obra.

No atual projeto do novo acesso ao trevo da Mafisa quem sai do Parque das Itoupavas com destino à Itoupavazinha, por exemplo, precisaria pegar a rua Dois de Setembro, voltando pelo trevo da Parada 1, passando em frente à Uniasselvi e voltando ao trevo da Mafisa para seguir ao bairro. De acordo com Kuhlmann, esse contorno somaria trajeto de cerca de 5 km.

A nova alça vai permitir que ao sair do parque, as pessoas passem em frente à Sociedade Recreativa 1 de Janeiro e acessem o viaduto para continuar no sentido de Massaranduba, ou pegue a rua Frederico Jensen para seguir pela Itoupavazinha.

 

Alteração no trevo do Badenfurt

A reunião entre o superintendente do Dnit e os líderes políticos também levantou outra alteração no projeto de duplicação da BR-470, mas no trevo do Badenfurt. No trecho a BR-470 passará por cima da ligação entre Werner Duwe e ponte do Badenfurt com estrutura de terra armada (placas pré-moldadas encaixadas).

Os líderes políticos alegam que esse tipo de estrutura dificulta a visibilidade e impossibilita a ampliação da rotatória. A sugestão dada é que em vez do sistema de terra armada, a obra seja feita como um viaduto sob pilotis. Segundo eles, além de os motoristas verem melhor, o trânsito fluirá, inclusive podendo mudar, no futuro, o sistema dos retornos.

O superintendente do Dnit disse que conversará com os técnicos e até a próxima quinta-feira, dia 21, deve voltar a conversar com os políticos da região. Serão avaliadas a possibilidade técnica e as implicações dessa alteração.

De acordo com Kuhlmann, caso o Dnit aceite fazer a alteração, a comissão de vereadores deve marcar uma audiência pública para que a comunidade possa escolher se prefere a entrega da obra antes ou a execução das melhorias.

Dnit diz que é tarde para mudanças

Barbosa afirma ter ficado assustado com os pedidos de alterações nos projetos. Segundo ele, já não é mais o momento para este tipo de reivindicação, pois os pedidos terão que seguir um caminho burocrático que pode prejudicar o andamento das obras. Afirma que levará adiante, mas “vamos dar um passo atrás”.

“Chegar agora e dizer pra mim que o projeto tá com problema, isso aí é assustador. Nós queremos fazer a obra”, critica.

A previsão para a finalização da construção do novo acesso ao trevo da Mafisa e viaduto do Badenfurt é para novembro de 2019, segundo o superintendente.