X
X

Buscar

Documentário “Luci e a Terra” será exibido na Furb nesta quarta-feira

Exibição terá debate com a protagonista, Luci Choinacki

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) exibirá o documentário “Luci e a Terra” nesta quarta-feira, 21, às 19h, no Auditório do bloco J, no campus 1. O evento é aberto ao público gratuitamente, feito pelo projeto “Cine Debate FURB: pensar o mundo a partir da arte cinematográfica” e Curso de Ciências Sociais (CCHC).

Luci Choinacki, protagonista do curta-metragem, estará no evento para um debate após a sessão. O documentário retrata a vida de Luci, ex-deputada estadual e federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e agricultora. Na produção, ela reflete sobre a sua relação política com a vida, mulheres, plantas e com a terra.

Contraponto/Divulgação

A ex-deputada se recorda da infância, em que o alimento era escasso e sonhava em ser professora, mas não tinha acesso a livros ou educação. Além de contar a sua história, ela explica e debate sobre questões ecológicas, de sustentabilidade e agroecologia.

Conheça a Luci Choinacki

Luci é descrita como uma mulher do campo, sem terra, militante da agroecologia e dos direitos das mulheres. Ela foi uma das primeiras agricultoras do Brasil a se tornar deputada federal e estadual. Após 20 anos no Parlamento, retornou para a lavoura em uma propriedade rural no Planalto Catarinense.

Ela atuou nos anos 1980 com a Pastoral da Terra, no Oeste de Santa Catarina. Também participou do início do Movimento de Mulheres Agricultoras (MMC), foi a primeira mulher agricultora no Brasil a ser eleita deputada estadual (1987-1990), e deputada federal em três mandatos entre 1991 e 2015. 

Luci é autora da lei que instituiu a aposentadoria para as donas de casa, assim como outros projetos para a melhoria da vida das mulheres, condições de vida no campo e meio ambiente. 

Contraponto/Divulgação

Saiba sobre o documentário “Luci e a Terra”

Em 2020, o documentário, realizado pela Contraponto com direção de Kátia Klock, recebeu o Prêmio Catarinense de Cinema, pela Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina. Por conta da pandemia, a produção foi retomada no fim de 2021.

“Refletir sobre a existência de uma mulher como Luci Choinacki é provocar o exercício da problematização de questões sobre a terra e a vida, sobre a ocupação e a agricultura, sobre a saúde e a soberania alimentar, e sobre o papel da mulher nesse território desigual”, afirma a diretora, Kátia Klock, em comunicado.

Contraponto/Divulgação

O objetivo do documentário é focar o olhar do público para a vida e trabalho das mulheres no campo, assim como a relação delas com o meio ambiente, conflitos, perdas, ganhos, e como essa profissão que alimenta tantas vidas é uma forma política de existir, segundo o comunicado.

Leia também:

1. VÍDEO – Homem é preso por maus-tratos após deixar animal sem comida, água contaminada e rodeado de fezes em Blumenau
2. Febratex 2024: empresa suíça apresenta novo sistema automático de inspeção para detectar manchas
3. De R$ 505 mil R$ 10,2 milhões: confira os patrimônios dos candidatos à Prefeitura de Blumenau
4. Funcionário é preso em Blumenau com caminhonete que furtou da empresa
5. Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau acontecerá em setembro


Veja agora mesmo!

Eduardo Benvenutti relembra histórias de gafes de bar com Sargento Junkes: