Documentário “Oktoberfest: uma festa de oportunidades” revela bastidores, protagonistas e empreendedorismo da maior festa alemã das Américas
Produção independente traz depoimentos, histórias de sucesso e projeções de futuro para a festa blumenauense que movimenta anualmente mais de R$ 350 milhões
Nesta quarta-feira, 23, foi oficialmente lançado o documentário “Oktoberfest: uma festa de oportunidades”, celebrando a força por trás da Oktoberfest de Blumenau, segunda maior festa germânica do mundo e a maior das Américas. Trazendo múltiplos pontos de vista, a peça audiovisual busca resgatar o início dessa construção cultural, trazendo protagonistas, tanto nos holofotes quanto nos bastidores, previsões e desejos para as edições porvir.
O documentário, de 20 minutos, resgata a história da festa e como a Oktoberfest de Blumenau se consolidou através dos anos, o impacto econômico, principais indicadores e empregos gerados. Depois, apresenta as oportunidades de empreendedorismo nos 58 setores que impacta, traz personagens que participam ativamente dessa construção, incluindo a força de trabalho. A provocação final aos entrevistados é sobre o futuro da Oktoberfest, trazendo a opinião de cada um sobre os caminhos a serem trilhados.
Inspiração e desenvolvimento do documentário
O diretor do Empreenda SC, João Paulo Taumaturgo, responsável pelo projeto, lembra que a inspiração, a fagulha inicial do projeto, foi a pergunta “e se nós fizéssemos um documentário sobre o impacto econômico da Oktoberfest de Blumenau?”. Dessa questão surgiu a ideia de mostrar óticas diferentes, entrevistando figuras relevantes na esfera pública e privada, abordando os aspectos de negócios e oportunidades que a festa traz não somente para o município, mas para toda a região.
João Paulo conta que esse foi um projeto embrionário de um produto que há muito tempo vinha sendo cogitado: uma série de documentários sobre economia, negócios e empresas catarinenses. A falta de apoio institucional não foi empecilho para a criação de roteiro, captação e edição, além de todas as entrevistas. “Sempre fui apaixonado por comunicação, trabalho há mais de 15 anos com esse mercado, mas desde a época do colégio já me envolvia muito com isso”, declara.
De forma independente, o produtor uniu parceiros para viabilizar o projeto, entrevistando pessoalmente personalidades das esferas pública e privada como Mário Hildebrandt, Marcelo Greuel, Eliton Marçal, Luciano Felizardo, Ulysses Kreutzfeld, Maurício Kalvelage, Jonathan Benkendorff, Demócrates Schmidt e Fernando Fallgatter, entre outros. Com realização da produtora audiovisual GB Company e canal de Instagram Amo Blumenau, e patrocínio da Connect Assessoria Imobiliária, a produção do documentário foi realizada em tempo recorde, apenas 4 dias, da captação à edição. O documentário pode ser conferido na íntegra pelo site, no YouTube e também com cortes publicados no Instagram.
Sobre o Empreenda SC
Empreenda SC é um portal e podcast, que vem crescendo há dois anos, utilizando três verticais: Histórias, vinculando conteúdo gratuito por meio de suas redes sociais, como reels e entrevistas; Momentos, com a realização de eventos de diversos tamanhos sazonalmente, incluindo um Clube de Negócios com mais de 50 empresários blumenauenses que se reúne regularmente; e Inspirações, uma plataforma de streaming com cursos e conteúdos mais robustos sobre empreendedorismo. Todos os conteúdos podem ser conferidos no site.
Leia também:
1. Homem que aplicava golpe usando nome de famosa marca de chocolates é preso em Blumenau
2. Furb é a 3ª melhor universidade de Santa Catarina, segundo ranking Folha
3. Homem que invadiu casa, roubou e agrediu idosos no bairro Progresso é preso
4. Trio da ginástica rítmica de Blumenau é convocado para o Sul-Americano
5. Uniasselvi Blumenau promove feira de empregos na área de TI; saiba como participar
Veja agora mesmo!
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes: