Documentário “Palhaçaria Pandêmica” conta a rotina e desafios de artistas de Blumenau; confira trailer
Sete artistas do cenário da palhaçaria participaram do curta; documentário estreia nesta terça-feira
Será lançado nesta terça-feira, 20, o documentário “Palhaçaria Pandêmica” no canal da Coletivo Temporada Blumenauense de Teatro – TBT. O vídeo terá seu lançamento ao vivo às 21h30. Após a exibição, os artistas farão um bate-papo com as pessoas que estiverem acompanhando a transmissão.
“Palhaçaria Pandêmica – O Documentário” tem classificação livre, é gratuito e conta com a tradutora e intérprete de linguagem de sinais Cynthia Philippi. O projeto foi viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, no município de Blumenau.
O documentário conta como sete artistas blumenauenses estão lidando com a quarentena gerada pela Covid-19 em casa com seus palhaços e palhaças. Outros assuntos serão tratados como a questão criativa, de gravação e o novo formato de fazer arte que a pandemia obrigou muitos artistas a migrar.
Para as pessoas interessadas, mas que não podem assistir no horário marcado, o vídeo ficará disponível durante um ano no canal da Temporada Blumenauense de Teatro.
Os artistas que participaram do documentário e que trabalham no cenário da palhaçaria blumenauense são: Artur Gewehr (@artur_gewehr), Ana Acácia (@erva_daninha), Cintia Daniela Galz (@cintia_daniela_cintilante), Ester Graf (@estergraf), James Beck (@jame5_b3ck), João Alves (@joaocalvesjr) e Ruth Rodrigues (@ruthrodrigues.rr).
Confira trailer:
A arte da palhaçaria
A arte pode ser expressada de muitas formas, o teatro é uma delas. Em Blumenau, a palhaçaria – arte dos palhaços – está ganhando atenção e mais adeptos a sua linguagem. Ana Acácia é uma das blumenauenses que está presente no documentário e que há três anos voltou a trabalhar com essa arte.
“Eu comecei com a palhaçaria logo que iniciei no teatro, lá na universidade. Eu não tinha muita perspectiva da área, mas ela sempre me atraiu. Durante a pandemia, eu consegui novas oportunidades para trabalhar com a minha palhaça”, explica Ana.
Em Blumenau, é organizado anualmente o evento Palharé para profissionais e amadores do universo desta arte. Nele são promovidos cabarés de palhaçaria, números cômicos, variedades e peculiaridades.
O evento é feito para pessoas que estão começando e não tem oportunidades de ir ou fazer algum espetáculo. “A palhaçaria é um movimento que vem crescendo e o público adota”, conta Ana que acredita que essa é uma arte descontraída, mas que pode trazer poesia, reflexão e graça para a vida de quem pratica e assiste.