X
X

Buscar

Doe Suas Férias: conheça o projeto filantrópico de Blumenau que faz ações sociais

Nesta edição de 2025, a cidade de Eldorado do Sul foi escolhida

O projeto blumenauense Doe Suas Férias para Cristo é uma atividade filantrópica, ou seja, que busca ajudar o próximo com doações de tempo, esforços ou recursos. Nesta edição de 2025, Eldorado do Sul foi escolhida, uma das cidades mais afetadas pela enchente do ano passado no Rio Grande do Sul.

A Assembleia de Deus em Blumenau (ADBLU) coordena o programa e permite que, durante uma semana das férias, os jovens voluntários realizem atividades sociais em cidades carentes. As ações variam conforme a necessidade do lugar atendido e acontecem em parceria com as igrejas locais. Há atendimento psicológico, construção de casas, doações de alimentos, brinquedos ou roupas, atividades sociais, palestras, entre outras.

UniMovimento/Divulgação

Lediel dos Santos é pastor, escritor, psicólogo, palestrante, professor, diretor da Editora Kaleo e vice-presidente da ADBLU. Ele conta que, neste ano, há 140 jovens voluntários que participam das ações sociais no Rio Grande do Sul.

Para ele, o projeto representa o mandamento de amar ao próximo como a nós mesmos. “É o amor de Cristo que nós todos precisamos aprender e reaprender a praticar todos os dias, sempre que houver uma necessidade, sempre que tiver uma adversidade ou uma grande oportunidade”, Lediel elabora.

UniMovimento/Divulgação

A primeira cidade atendida pelo projeto foi em 1999, sendo a cidade de São Carlos, em Santa Catarina. A partir dela, outras 30 cidades já receberam os projetos sociais da igreja.  O vice-presidente da ADBLU estima que, desde o início dos projetos, uma média de 15 mil famílias já foram atendidas e apoiadas.

A igreja atua há anos com projetos sociais para todas as faixas etárias e Lediel destaca fundações como o Lar Betânia, Lar Bethel, Bom Samaritano e o Centro Terapêutico Vida (CTV) para reabilitação de dependentes químicos. 

Saiba como participar

O UniMovimento é o grupo de jovens voluntários da Assembleia de Deus, uma instituição que tem os seus próprios projetos, tanto de evangelismo quanto de ação social. “Os jovens não apenas doam uma semana das suas férias, mas também os recursos que eles usariam nas suas férias para ir lá e representar Cristo”, elabora. 

UniMovimento/Divulgação

O voluntariado doa uma semana das férias e também se financia para participar do projeto, com o custo do transporte, alimentação e estadia, o qual é repartido entre todos.

Conforme o vice-presidente da ADBLU explica, o principal critério para que alguém seja selecionado para ser voluntário é uma recomendação pastoral. O candidato precisa fazer parte de uma congregação e ter uma recomendação do pastor para participar das ações sociais.

UniMovimento/Divulgação

Para saber mais, basta acessar o perfil do UniMovimento no Instagram ou Facebook.

Projeto Morada Feliz

Outro projeto é o Morada Feliz, que é desenvolvido há oito anos. Os voluntários procuram uma moradia carente ou com condições precárias para que, em parceria com a prefeitura, possam reconstruir uma nova casa para os moradores. Atualmente, ele também acontece em Eldorado do Sul (RS).

“Esse projeto também deu muito certo porque todas as cidades que a gente passou nos últimos anos conseguimos deixar lá uma casa para abençoar pelo menos uma dessas famílias carentes”, afirma o pastor.

O projeto e procura pelas cidades acontece anualmente nas primeiras semanas de janeiro. Por volta dos meses de junho e julho, as ações sociais acontecem em bairros de Blumenau ou cidades próximas.

Leia também:

1. Jornal O Município Blumenau contrata profissional com experiência em vendas
2. O que o Hospital Santo Antônio fará com imóvel que será desapropriado em frente à unidade
3. Câmera flagra tentativa de estupro em Blumenau e Polícia Civil investiga o caso
4. “Humanizar o atendimento é nosso maior desafio”; novo prefeito de Timbó fala sobre começo dos trabalhos na cidade
5. Empresa de turismo blumenauense leva maior delegação brasileira à convenção de varejo em Nova Iorque


Veja agora mesmo!

Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses: