Dois casos de varíola dos macacos são confirmados em Indaial
Ambos estão em isolamento
A Secretaria de Saúde de Indaial, através da Vigilância Epidemiológica, registrou nesta semana a confirmação de dois casos positivos de monkeypox, mais conhecido como varíola dos macacos, no município.
Um deles reside no bairro Estrada das Areias e outro no bairro João Paulo II. Ambos encontram-se em isolamento, sem sinais de gravidade e sendo monitorados.
Sintomas
Entre os principais sintomas do vírus Monkeypox é o surgimento de lesões na pele, parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus; caroço no pescoço, axila e virilhas; febre; dor de cabeça; calafrios; cansaço; e dores musculares.
Transmissão
A principal forma de transmissão da doença ocorre por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias.
Principalmente por meio do contato direto pessoa a pessoa com as erupções e lesões na pele, fluidos corporais de uma pessoa infectada. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva.
Tratamento
Ainda não há medicamento específico e aprovado para o tratamento da monkeypox no Brasil. Hoje o tratamento da varíola símia no país é baseado em medidas de suporte visando aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e evitar sequelas.
– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes