“É minha única fonte de renda”; trabalhadora da Coteminas relata medo de perder emprego em Blumenau
Assembleia aconteceu nesta segunda-feira
Na manhã desta segunda-feira, 3, centenas de funcionários da Coteminas de Blumenau se reuniram na frente da empresa, junto com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite), para evitar a demissão em massa, programada para acontecer nesta semana.
Entre os trabalhadores, estava Maria**, de 54 anos, que trabalha na Coteminas há mais de 13 anos. Em entrevista ao jornal O Município Blumenau, ela conta que a situação que vive é muito complicada. “A gente vive esse momento de incerteza, né? Não sabemos qual será o nosso futuro com tudo isso acontecendo”, desabafa.
A funcionária relata que o trabalho que faz dentro da Coteminas é a única fonte de renda de sua casa, e por conta disso, não quer perder o emprego. Ela ainda conta, que por conta dos movimentos repetitivos que faz na sua função, há tantos anos, acabou desenvolvendo uma doença nos braços.
“Não posso perder meu emprego aqui dentro da empresa, é a minha única fonte de renda. Por conta da minha doença, outros lugares não vão me contratar, porque meus movimentos são limitados. Então não quero perder meu lugar aqui”, conta.
Por conta da doença de Maria, a empresa Coteminas continua mantendo a trabalhadora, mas com funções limitadas e apenas fazendo o que ela consegue. Segundo ela, a situação dela está garantida por lei, e também é uma situação que o Sintrafite acompanha de perto, para que ela tenha seus direitos garantidos.
“A empresa sabe da minha situação, espero que eles não me coloquem para a rua. Mas não sei como vai ser, é uma situação difícil”, finaliza.
**Maria é um nome fictício, e foi utilizado para proteger a trabalhadora.
Assembleia desta segunda-feira
A assembleia aconteceu com o objetivo de evitar a demissão em massa programada para ocorrer ainda esta semana e também negar a proposta de parcelamento da rescisão daqueles que forem demitidos.
Na sexta-feira, 30, o jornal O Município Blumenau publicou com exclusividade que a empresa queria demitir cerca de 70% dos funcionários em atividade. Além disso, a Coteminas propõe pagamento em até 15 vezes da verba rescisória.
O presidente do sindicato, Carlos Maske, conduziu a manifestação e propôs uma reunião na sede do Sintrafite. “Vamos ter que enfrentar a administração para garantir o emprego daqueles que querem ficar e respeitar todos os direitos dos trabalhadores que aceitam sair. A rescisão terá que ser em uma vez, sem parcelas. A empresa vai chamá-los e fazer a proposta, pedimos para não aceitar esta proposta!”.
Maske ainda solicitou que sejam eleitos entre três e quatro funcionários que sejam representantes do grupo para fazerem parte das negociações. A reunião seria justamente para estabelecer os interesses dos trabalhadores da Coteminas e realizar a contraproposta.
A manifestação segue ao longo do dia nas portas da empresa. Sindicatos e trabalhadores de outras áreas também participam, manifestando apoio aos trabalhadores da Coteminas.
Assista agora mesmo!
Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa: