“É prejudicial à cidade e não se justifica”, afirma novo secretário da Seterb sobre paralisações do transporte em Blumenau
Novo presidente assumiu o cargo nesta terça-feira, 10
O ex-diretor da Câmara de Vereadores de Blumenau, Alexandro Fernandes (PL) assumiu nesta terça-feira, 10, a Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb). Ele já havia sido convidado em março deste ano para o cargo – com indicação do presidente da Câmara, Egídio Beckhauser – mas a nomeação não se concretizou na época.
Porém, com o pedido de saída do ex-secretário Fabrizio Barbieri na semana passada, o seu nome retornou e foi confirmado em um momento de crise no transporte público da cidade. Fernandes assume em meio a um estado de greve dos trabalhadores da categoria por falta de acordo para reajuste salarial.
Um dos pedidos do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Blumenau (Sindetranscol), é que a Seterb se envolva mais nas negociações, fazendo o papel de intermediário dos trabalhadores com a Blumob. Entretanto, a prefeitura se posiciona no sentido de que o assunto é entre empresa e funcionário.
E esse deve continuar sendo o posicionamento do município na secretaria. À reportagem, o secretário Alexandro Fernandes afirmou que ainda precisa se inteirar mais sobre os temas, mas fez alguns apontamentos.
“Nós sabemos como o sistema de transporte já foi um problema em Blumenau. Salários atrasados, benefícios não pagos, ônibus velhos. Hoje temos ônibus todos novos, salários em dia. As paralisações são exageradas, é prejudicial a cidade e não se justifica neste momento”, afirma o secretário.
Alexandro ainda afirmou que, pelo que percebeu até o momento a empresa está honrando todos os compromissos com os funcionários e por isso, não há motivos para a Seterb se envolver.
Nesta segunda-feira, 9, representantes do sindicato e empresa se reuniram e apontaram um indício de que as negociações irão acontecer nos próximos dias.
Nesta terça pela manhã, houve a primeira Assembleia Geral da categoria e mais tarde, às 15h, haverá a segunda reunião. A expectativa é que o sindicato repasse as novidades aos trabalhadores.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: