Eclipse solar parcial acontece nesta segunda; saiba como acompanhar o fenômeno
Próximo eclipse deve ocorrer apenas em 2023
Um eclipse solar parcial acontecerá nesta segunda-feira, 14, a partir das 12h30. A lua cobrirá apenas uma parte do sol. O fenômeno poderá ser acompanhado em grande parte do Brasil e da América do Sul, de forma parcial. Já as cidades do Chile e Argentina terão o privilégio de observar a totalidade deste eclipse.
O astrônomo responsável pelo Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza diz que no Vale do Itajaí, em média 53% do sol será coberto pela lua, por volta das 13h50, no máximo do eclipse parcial.
O último eclipse solar parcial visível em nossa região ocorreu em 26 de fevereiro de 2017. Além disso, os próximos eclipses devem ocorrer em 14 de outubro de 2023 e 2 de outubro de 2024, ambos parciais.
O próximo eclipse total do sol que poderá ser visto de Santa Catarina ocorrerá apenas no século XXII. Conforme Souza, o intervalo entre um eclipse total do sol para outro é, em média, de 18 anos terrestres.
Orientações para observar o eclipse parcial
Segundo o astrônomo, para observar o fenômeno de forma segura o método mais indicado é fazer por projeção. É preciso de um pequeno espelho ou um pedaço dele para que a pessoa projete o sol em uma parede e observe dessa maneira.
Outro método que pode ser usado é a lente de máscaras de soldar tonalidade, que é o mais escura e pode ser encontrada em lojas de soldagem e materiais de construções.
“Claro que não se deve observar por muito tempo seguindo. Observe por alguns segundos e descanse, e depois repita novamente. Apesar de ser bem escuro não tem uma proteção segura para os raios UV”, salienta.
Inicio: 12h32
Meio: 13h57
Fim: 15h14