Eclipse solar: confira os detalhes do fenômeno que ocorre neste sábado

Fenômeno será transmitido através do canal do YouTube do Observatório Nacional

O primeiro eclipse solar de 2022 acontece neste sábado, 30. Será um eclipse solar parcial, quando a lua passa por apenas uma parte do sol, sem transformar o dia em noite. De acordo com informações da Nasa, cerca de 65% do disco solar será apagado pela Lua no pico do fenômeno.

Porém, poucas pessoas no planeta poderão assistir com os próprios olhos, visto que, será visível somente na América do Sul e de forma mais clara no Chile, Argentina, Uruguai, oeste do Paraguai, sudoeste da Bolívia, sudeste do Peru e em uma pequena área do sudoeste do Brasil, como a cidade gaúcha de Uruguaiana, por exemplo.

O eclipse poderá ser visto também em partes da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico, afirma a Nasa.

A boa notícia é que muitos terão a opção de poder acompanhar na página do Observatório Nacional, no YouTube. Portanto, fica essa dica para os moradores de Blumenau e demais cidades do Vale do Itajaí.

Fenômeno ocorrido em 10 de junho de 2021 em Seaside Park, distrito localizado no estado americano de Nova Jérsei/Foto: Divulgação

Duração do eclipse

O ápice do eclipse no sábado tende a ser ao pôr do sol, mais precisamente, às 17h41, seguindo o horário de Brasília. A estimativa de duração aponta para quatro horas, ao todo, indo desde às 16h20 até 19h40, ainda segundo o horário de Brasília.

Veja como vai acontecer o primeiro eclipse de 2022; horários estão no padrão norte-americano (NASA/Divulgação)

Outros eclipses no Brasil

O próximo eclipse deve ser no dia 16 de maio de 2022, mas dessa vez será lunar e total. Importante destacar que esse será totalmente visível no Brasil. Já o próximo eclipse solar deve acontecer no dia 25 de outubro, mas não deve ser visto por aqui.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo