Castelo Havan em Blumenau passa por obras de revitalização; saiba quanto foi investido

Obra durou quase cinco meses

O Castelo da Moellmann, atualmente ocupado por uma loja Havan, localizado na rua XV de novembro, no Centro de Blumenau, passou por uma revitalização recentemente. O projeto contou com quase cinco meses de obras e mais de R$500 mil investidos.

Preservação cultural

As obras de revitalização utilizaram materiais que preservassem as características originais da edificação. A engenheira responsável pelo projeto, Maria Eduarda Bankhardt, detalha que para realizar as melhorias foram necessárias autorizações da Fundação Catarinense de Cultura e Patrimônio Cultural de Blumenau.

“Devido o patrimônio ser tombado (os dois casarões anexos ao Castelo) precisamos manter as características e utilizar os mesmos materiais utilizados na construção original, como tipo de argamassa de reboco, tipo de tinta, modelo de calha, para não descaracterizar a edificação. Todo o projeto foi focado em restaurar e não em reformar o prédio”, explica a engenheira.

Maria Eduarda acrescenta que devido à localização do Castelo, diversos serviços como lavação, montagem e desmontagem de andaime precisaram ser feitos no período noturno. “O recebimento de materiais, por exemplo, precisa de licença junto a guarda de trânsito para trafegar na Avenida Beira Rio e na Rua XV, entre outros detalhes”, frisa.

Divulgação

Melhorias realizadas

Entre as melhorias realizadas, esteve a troca de calhas e vedação de rufos, substituição de telhas quebradas, correção de reboco, substituição de janelas, pintura da fachada e do relógio e troca de cerâmica.

Foram necessários cerca de 10 profissionais de diferentes áreas para manter a edificação com suas características preservadas.

“Foi um grande prazer tocarmos essa obra. Desde 2008, contamos com uma Havan no espaço e tomamos sempre todos os cuidados com a edificação. Sabemos da importância do Castelo e que ele é um ponto turístico de Blumenau e Santa Catarina”, enfatiza o diretor de expansão da Havan, Nilton Hang.

Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo