FOTOS – Conheça a primeira livraria infantil de Blumenau

Os pequenos blumenauenses terão um novo espaço para aproveitar em Blumenau. A cidade agora conta com a primeira livraria infantil, chamada Turma da Leli, que tem como objetivo proporcionar um espaço familiar e confortável para os pequenos e para toda a família. 

A inauguração aconteceu no último sábado, 1º de abril, e contou com muitas famílias interessadas em conhecer o trabalho de Suelen Katerine Santos, pedagoga, professora, escritora e fundadora do espaço. 

“Estou me sentindo muito feliz e realizada. A Turma da Leli chama a atenção, muitas pessoas que vieram almoçar na casa nos últimos dias, tem parado aqui e se interessado pelo espaço e achando a ideia fantástica. Então eu percebi como as pessoas da cidade precisavam de um espaço assim, sabe? Foi algo que eu vi uma alegria geral, algo que as pessoas realmente gostaram da iniciativa”, relatou Suelen. 

Início de tudo

Suelen, desde criança, sempre foi apaixonada por histórias. Com um caderninho na bolsa o tempo todo, anotava coisas corriqueiras do dia a dia e transformava em histórias, mas foi na Livraria Alemã de Blumenau, a mais de 10 anos, que a aventura realmente começou. 

No espaço, Suelen era contadora de histórias, mas com o encerramento de atividades, ela acabou tendo que parar com a ação. Contudo, como continuava a escrever, uma amiga sugeriu que ela mostrasse o trabalho dela para Juergen König, fundador da livraria e, posteriormente, da editora de livros, Todolivro. 

O contato e proposta foram acontecer só um ano depois, mas a parceria foi forte, e continua até os dias atuais, já que a editora é por onde Suelen já publicou mais de 100 livros infantis dos mais diversos assuntos.  

Suelen com dois de seus lançamentos / Créditos: Iáscara Zultanski

Desde que entrou para a editora Todolivro, a escritora conquistou muitas coisas. Descobriu o amor por trabalhar com crianças, se formou em pedagogia, fez uma pós-graduação e já trabalhou como professora e coordenadora de escolas. 

“Quando eu fiz pedagogia e comecei a trabalhar na área, me encantei pelas crianças. Existe um vínculo muito grande, eles são puros, são amorosos, são sapecas né? Mas é um mundo que eu sou apaixonada, onde eu me encanto e me entrego. Eu sou muito realizada como professora. Às vezes, olho uma situação e vem uma ideia, aí já imagino um personagem agindo daquele jeito, é muito engraçado”, brinca a escritora. 

Turma da Leli 

Como escritora, pedagoga, e principalmente mãe, Suelen sentia falta em Blumenau, de um local só para crianças, e especialmente, um espaço com livros apenas infantis. Nas escolas, ela percebia como as crianças gostavam da sessão infantil dos livros, nas bibliotecas, enquanto em outras livrarias e bibliotecas, não era possível dar tanta atenção aos pequenos. 

Foi então que ela pensou: “se não existe nenhum espaço assim, por que eu não posso criar um, se essa ideia sempre existiu no meu coração?”, e foi então que começou a investir e correr atrás de realizar esse sonho.

Espaço da livraria Turma da Leli / Créditos: Iáscara Zultanski

O nome, Turma da Leli, surgiu da junção do apelido da escritora, com um antigo projeto que ela tinha em parceria com a Viacredi, no qual ela se apresentava em diversas escolas, com um teatro de fantoches onde o personagem principal era um sapinho, chamado Sapolino, que acabou virando a logo da livraria. 

“Blumenau estava precisando de um espaço assim. Livrarias e bibliotecas geralmente acabam misturando livros infantis e adultos em um mesmo espaço, e às vezes as crianças acabam tendo contato com algo que não devia… Então me sinto muito realizada de poder estar desenvolvendo essa ideia, tenho muito orgulho de ter aproveitado as portas que se abriram e sou muito grata ao apoio que recebi até agora”, explica a pedagoga. 

Agora, com o espaço já deixando de ser apenas uma ideia, é possível encontrar na livraria, um espaço familiar e confortável para a compra e leitura de livros. No espaço, há um local para as crianças poderem sentar e apreciar os livros junto com os pais, e uma diversidade de livros infantis, desde os focados para bebês até para crianças mais velhas. 

Além disso, como é localizado na Casa Raissa, na Itoupava Seca, em uma rua calma, e em um espaço ao ar livre, Suelen também estará realizando contação de histórias com os fantoches da Turma da Leli, de forma gratuita, para todas as famílias que tiverem interesse. Os eventos acontecem uma vez por mês, e o de abril já está confirmado, próximo sábado, dia 15. 

É possível conhecer mais do trabalho da Livraria Turma da Leli através do Instagram @livrariaturmadaleli. Confira mais fotos do espaço: 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo