X
X

Buscar

Dia dos Namorados: saiba quais são os presentes e locais mais procurados pelos casais em Blumenau

Pesquisas apontam mudanças nos interesses dos parceiros

O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio brasileiro e, como forma de aquecer a economia em Blumenau, lojas e entidades da área comercial realizam campanhas, promoções e anúncios para melhorar os índices de venda.

Além de presentes, bares, restaurantes e toda a rede hoteleira do município são procurados para que sejam realizadas as comemorações dos casais que, há cada ano, buscam inovar e surpreender os parceiros.

Presentes

Falando nos presentes, a expectativa do comércio para as vendas deste Dia dos Namorados é positiva. De acordo com a pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, 57% dos entrevistados pretendem comprar presentes para celebrar a data.

A estimativa é de que sejam injetados cerca de R$ 18,06 bilhões na economia, em todo o Brasil.

“A comemoração é uma só, mas o presente é duplo, afinal há a troca de mimos/lembranças entre os casais. Outro fator que traz boas expectativas é que a pesquisa apontou que 34% dos entrevistados pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, gerando um ticket médio do presente de R$ 196”, explica o presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares.

As pessoas mais presenteadas nesta comemoração são o esposo ou a esposa, que aparecem em primeiro lugar (61%), seguidos dos namorados (31%). Entre os presentes mais procurados estão as roupas, os perfumes, os cosméticos e a maquiagem, os calçados, um jantar e ainda bombons e chocolates.

Locais

Porém, não só de presentes sobrevive uma data como a do Dia dos Namorados. Locais para curtir o dia ou a noite como hotéis, motéis, bares e restaurantes também possuem grande procura.

Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares e Similares de Blumenau e região (Sihorbs), os restaurantes estão se preparando para os dois dias, sábado e domingo. Porém, a grande expectativa é para o sábado à noite.

“Está tendo muita procura, mas ainda há vagas para quase todos os estabelecimentos, pois muitos deixam para última hora. Decoração e cardápio especial são os principais atrativos. No setor de hotelaria, são os motéis que geram grande expectativa para esta data e esperam ter um maior movimento a partir de sábado”, relatou o sindicato em nota.

Entretanto, de acordo com a pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil, 36% das pessoas que participaram pretendem passar a data na própria casa, com queda de 19 pontos percentuais frente a 2021, ano em que o isolamento da pandemia ainda vigorava.

Já 29% preferem jantar fora (com aumento de 11 pontos percentuais comparado a 2021) e 10% em um hotel ou motel.

Campanha da CDL

Questionada sobre a expectativa da data em 2022, a CDL Blumenau está realizando uma ação que, além de auxiliar o comércio, vai facilitar a vida do consumidor. É a campanha “Hashtag do Presente Ideal para o Dia dos Namorados”.

O objetivo da ação é montar uma grande vitrine virtual com sugestões de presentes aos consumidores e oportunizar os lojistas a mostrarem seus produtos relativos à data.

Dinâmica

Tudo será realizado de maneira simples e prática. Segundo a CDL, as empresas associadas podem preparar sugestões de presentes para o Dia dos Namorados que o consumidor vai encontrar na loja.

Depois, basta postar essas sugestões no Instagram da própria empresa, marcar a CDL Blumenau (@cdl.blumenau) e usar a #PresenteIdealCDL.

Assim, a equipe de comunicação da CDL irá postar as sugestões e criar um guia de presentes para os consumidores, nos destaques da rede social. Ou seja, será uma grande vitrine com sugestões de presentes das lojas associadas.

De acordo com o presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares, a ação quer valorizar as lojas associadas, oferecendo a elas um espaço gratuito de visibilidade. “Nossa campanha beneficia a todos. O lojista, que ganha mais uma vitrine para expor seus produtos, e o consumidor, que vai encontrar um guia de sugestões e facilitar a busca do presente ideal”, avalia o presidente.

Pesquisa aponta quanto o catarinense irá gastar

A Fecomércio-SC divulgou nesta semana uma pesquisa que aponta que os catarinenses irão gastar, em média, R$ 143,77 com produtos e serviços, 0,8% a mais do que em 2021.

Para o presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Rossmark Schramm, por mais que a inflação acumulada em um ano ainda se apresente como um desafio, a resposta dos consumidores tem sido evidente.

“Sabemos que o poder de compra do catarinense ainda está afetado pela inflação, que atinge níveis devastadores. No entanto, temos observado que o consumidor ainda tem uma demanda reprimida por boas opções de consumo de produtos e serviços”, diz.

Itens mais procurados

Segundo a pesquisa da Fecomércio, os itens mais procurados pelos apaixonados neste ano serão: roupas (36,2%), perfumes/cosméticos (18,8%) e calçados/bolsas (15,7%). E o destino dos consumidores continua sendo, em primeiro lugar, o comércio de rua (50,2%), seguido por shopping (25,10%) e internet (19,9% ).

Compras na última hora e PIX ganha espaço

Sete a cada 10 entrevistados deixarão as compras para a última hora, afirma a pesquisa. 44,9% escolherão o presente na semana, 14,3% na véspera e 12% no dia. E em relação ao pagamento, entre as modalidades de pagamento à vista, que corresponde a 80,2% dos entrevistados, destaque para o Pix, que passou de 0,3% para 7,5% este ano

Bares e restaurantes terão movimento

De acordo com a pesquisa da Fecomércio, embora 43,8% dos entrevistados não tenham intenção de realizar algum passeio, 36,7% pretendem almoçar ou jantar fora, alta de 1,6 pontos percentuais comparando com o ano passado.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube