X
X

Buscar

Novo cartão postal em Blumenau: empresa revitaliza locomotiva de 1940 para expor ao público

Tex Cotton deixará veículo exposto no pátio da empresa

A Tex Cotton está reformando sua sede localizada na rua Itajaí, em Blumenau. Entre as novidades dessa reformulação está a revitalização de uma locomotiva que ficará exposta em uma nova praça que será chamada de Zugplast, que significa a Praça do Trem em alemão. O espaço será aberto a comunidade.

A Locomotiva H. K Porter, fabricada no ano 1940, foi reformada com todo cuidado e está em perfeito funcionamento. O modelo saiu da cidade de Pindamonhangaba, São Paulo, pelo interesse da Tex Cotton em revitalizar e contribuir com a preservação da história de Blumenau e região. O objetivo é expô-la ao ar livre, no alto do trilho original existente na sede da empresa.

No momento, ela ficará estática em cima dos trilhos apenas como peça decorativa, embora esteja apta para deslocamentos.

Estrada de ferro

Em 2021, todas as operações da Tex Cotton foram transferidas para este local que já foi a sede da Sulfabril, uma das empresas mais importantes para a cidade, segunda maior indústria têxtil da América Latina na sua época e que eternizou o local da sua sede na história de Blumenau, mas que encerrou suas operações em 1999.

Neste local passava a Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC), que cruzava o Vale do Itajaí e, quando inaugurada em 1909, ligava as cidades de Blumenau a Warnow, em Indaial, tendo 184 km de extensão.

A ferrovia foi desativada em 1971, mas a memória continua viva. Seja através da Ponte dos Arcos, pela continuação do trilho ferroviário que adentra o parque fabril da Tex Cotton ou pela locomotiva restaurada que transforma esse espaço num verdadeiro cartão postal da cidade.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube