Sonho de dois irmãos, destilaria de Blumenau chega aos dez anos com reconhecimento internacional
Produtos feitos em Blumenau são premiados internacionalmente
Conhecida em todo Brasil, a Kalvelage Distillery é vencedora de dezenas de prêmios internacionais e completou dez anos de história em 2022. Iniciativa de dois irmãos, e agora tocada por quatro sócios, a empresa visa novos desafios e já pretende entrar no mercado de exportação.
Com a fábrica em Blumenau, onde possuem a capacidade de produzir cerca de 200 mil litros de bebidas destiladas por mês, a Kalvelage tem atualmente quatro rótulos no mercado: Vodka Kalvelage, Vodka Kalvelage Oak, Vodka Kalvelage Vibe e London Dry Gin. São, portanto, três tipos de vodca e um gim, vendidos para todo o Brasil, tendo como principal mercado o Sul e Sudeste.
Em 2017, a empresa venecu a Medalha de Prata no Hong Kong International Wine and Spirits Competition, um dos mais importantes do mundo no setor.
História
Criada em 2012, a empresa surgiu de forma artesanal pelos irmãos Marcos e Maurício Kalvelage. Apreciadores de vodca, gim e uísque, os dois começaram a produzir bebidas como hobbie, após realizarem diversos cursos, visitas e pesquisas sobre o mundo dos destilados.
“Tudo começou numa brincadeira. Numa festa eu e meu irmão falamos em abrir uma destilaria quando a gente se aposentasse. Mas aí depois, como gostávamos muito, fizemos cursos, vistamos fábricas em todo mundo e acabamos começando a fazer em casa, como o pessoal normalmente faz com cervejas aqui na região”, conta Marcos.
Ele explica que no início faziam nos fins de semana, em casa, para apreciação própria. Depois foram percebendo que a bebida estava com sabor melhor que as que compravam e começaram a distribuir entre amigos e familiares, que se surpreendiam com a qualidade.
“Até que em 2012 fizemos um plano de negócios e vimos que havia mercado aqui. Começamos a produzir oficialmente, como empresa, e só com matéria-prima nacional, e aí nasceu a Kalvelage”.
Plano de expansão
Mas um plano que já vem sendo desenvolvido pela empresa é a de entrar no mercado internacional. Com 20 prêmios internacionais conquistados com as quatro bebidas, a intenção é levar a marca para outros países.
“É um objetivo nosso e não é tão simples quanto se pensa. Mas estamos trabalhando para ir para exportação, afinal, o mundo é o limite”, afirma Marcos Kalvelage, um dos sócios e fundador da empresa.
Além disso, a Kalvelage também já possui no planejamento o lançamento de novas bebidas nos próximos meses, como forma de investimento na marca.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: