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GALERIA – Tradicional empresa blumenauense anuncia ampliação da loja de fábrica

Nova proposta leva visitantes às raízes da tradição alemã por experiências sensoriais

Nos preparativos para celebrar os 140 anos da Karsten, a empresa têxtil anunciou a expansão de sua loja de fábrica. O objetivo é atender melhor os clientes da marca de cama, mesa, banho e decoração. O espaço, anexo ao parque fabril em Blumenau, está em transformação.

O ponto de venda, que anteriormente possuía 400 metros quadrados de área, conta agora com 1000m². São produtos e elementos feitos para despertar as sensações dos visitantes, onde algumas das novidades já estão disponíveis para o público.

A proposta é trazer experiência sensorial para todos os públicos, proporcionando vivências que resgatam sua história. Além da ampliação do espaço, quem passar pelo local poderá conferir algumas atrações. Estes elementos buscam resgatar tradições germânicas, raízes da empresa.

A entrega da primeira parte da expansão ocorreu no último mês de junho, com a presença dos diretores, gestores e trabalhadores da companhia, em um evento especial que contou com a apresentação de uma banda de música tradicional alemã.

É possível ver a força de um tear, operado manualmente, produzindo toalhas Lumina com tecnologia exclusiva Unika, carro-chefe da linha banho há mais de 10 anos. Há também a arquitetura colonial na parede enxaimel, um dos principais elementos da cultura alemã, elaborada nos modelos mais antigos de montagem das peças de madeira. Um dos destaques é a reprodução de uma roda d’água de 1895, que foi utilizada na geração de energia para a fábrica no início de sua operação. A roda estende-se por um deque com vista para a empresa, além de um café com comidas típicas alemãs.

Especialmente sobre a roda d’água, que extraía sua força motriz das águas do Rio do Testo no final dos anos 1890, para atender as necessidades de produção da família Karsten, teve sua reprodução elaborada por um funcionário da própria empresa com o intuito de levar a todos uma parte da história industrial e como esse elemento fez parte da evolução e da transformação da marca.

Objetivos da ampliação

Segundo Deise Schmitt, coordenadora de Marketing da Karsten, o objetivo é fazer da companhia uma nova atração para roteiro de visitantes que desejam conhecer a rota dos imigrantes do Vale do Itajaí, pelas experiências e pela história de uma empresa com 140 anos de tradição, além de gerar empregos e movimentar a comunidade local.

“Queremos levar para as pessoas mais do que um produto, pois a ideia da ampliação dessa loja é fazer com que nossos clientes, trabalhadores e parceiros vivenciem a marca, saibam de onde viemos e como chegamos até aqui. A loja, agora, tem alma, não vende só produtos, ela proporciona sentimento e sensações verdadeiras”, conclui Deise.

A história da Karsten começou em 1882, com teares trazidos da Alemanha, em um pequeno espaço fabril em Blumenau, que tinha o nome de Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich. A força da empresa têxtil vem desde o século XIX, onde uma roda d’água utilizava as águas do Rio do Testo para acionar as máquinas de fiação e teares.