+

Economista e ex-ministro, Delfim Netto, morre aos 96 anos em São Paulo

Enterro será restrito à família

Nesta segunda-feira, 12, o economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto morreu aos 96 anos, em São Paulo. Em nota, a assessoria informou que não haverá velório aberto e seu enterro será restrito à família. Delfim Netto deixa uma filha e neto.

Desde a segunda-feira passada, 5, ele estava internado por complicações de saúde, no Hospital Israelita Albert Einstein.

Relembre quem era Delfim Netto

Descendente de imigrante italianos, ele nasceu em São Paulo, em maio de 1928. Formou-se economista em 1951 pela Universidade de São Paulo (USP) e tornou-se catedrático em 1958. Fez carreira acadêmica como professor titular de Análise Macroeconômica e recebeu o título de professor emérito pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Fea-USP).

Foi membro do Conselho Consultivo de Planejamento (Consplan) do governo Castelo Branco, em 1965. Tornou-se secretário de Fazenda no governo de São Paulo em 1966.

Foi um dos signatários do Ato Institucional número 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968. O decreto é considerado o mais duro após o golpe militar de 1964, e foi instituído durante o governo Gosta e Silva, para suspender direitos e garantias individuais.

Delfim Netto chegou a ministro da Fazenda em 1967, ainda no governo Costa e Silva, e ocupou o cargo até o governo Médici, encerrado em 1974.

Nos quatro anos seguintes, foi embaixador do Brasil na França e, em 1979, passou a integrar Conselho Monetário Nacional e comandou o Banco Central no governo Figueiredo.

Delfim foi deputado federal na Constituinte de 1987 a 1991 pelo Partido Democrático Social, sucessor da Arena. Posteriormente, elegeu-se cinco vezes deputado federal pelo estado de São Paulo e permaneceu representante na Câmara até 2007.

Leia também:

1. Governo do estado renova convênio de gestão de aeroporto do Alto Vale
2. Prazo de inscrição para o maior concurso público da educação de Santa Catarina termina nesta segunda-feira
3. Homem danifica viatura da PM após ser preso por agredir esposa em Blumenau
4. Morador de Blumenau acerta todos os números da Lotofácil e leva prêmio sozinho; saiba valor
5. Catarinense veterano da Segunda Guerra Mundial morre aos 103 anos


Veja agora mesmo!

John Mueller conta para Sargento Junkes sobre shows sem cachê, confusões e prêmios:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo