Edição 2022 do Concurso Brasileiro de Cervejas bate recorde de inscrições
Ao todo, são 3.635 rótulos de 587 cervejarias inscritos
A edição do Concurso Brasileiro de Cervejas de 2022 já começou batendo recordes. Ao todo, foram inscritos 3.635 rótulos de 587 cervejarias de todo o país inscritos, obtendo aumentos de 15% e 26% de aumentos em comparação a 2021.
“Trata-se de um patamar jamais atingido na trajetória do evento”, comemora Develon da Rocha, presidente da Ablutec (Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura), coordenadora geral do evento que ocorre em paralelo ao Festival, a Feira e ao inédito Congresso Internacional da Cerveja (CONIB).
O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de março, no Parque Vila Germânica, sendo os três primeiros para avaliação dos jurados. O último dia será para a premiação. Ao todo, 100 jurados de todo o Brasil participarão do concurso neste ano.
Segundo Rocha, a grande procura mostra a retomada econômica deste mercado, além da credibilidade do Concurso, hoje um dos maiores do mundo. A competição compreende cervejarias com produção própria, ciganas e de rótulos colaborativos, fabricadas no Brasil e registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Estímulo à produção
Com um corpo de jurados escolhidos com base em sua expertise técnica em concursos nacionais e internacionais, o CBC premia os melhores rótulos (com certificados e medalhas).
Além disso, entrega um parecer técnico sobre as amostras dos produtos inscritos, possibilitando às cervejarias utilizarem estas informações para a melhora do processo de fabricação e na evolução das características de seus rótulos.
Único evento em 2021
Com o formato alterado por conta das restrições provocadas pela pandemia, a 9ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, em março, foi a única ação do calendário cervejeiro nacional. A competição teve quase 500 cervejarias inscritas e mais de 3 mil amostras analisadas. Foram premiadas as melhores cervejas em 154 categorias.