X
X

Buscar

Égua desnutrida deixada em terreno sem pasto gera comoção em Indaial

Moradores pediram auxílio à Cidasc, que disse não poder intervir na saúde do animal

Colaboraram Evandro de Assis e Danubia de Souza

A comunidade do bairro Carijós, em Indaial, está envolvida na tentativa de salvar a vida de uma égua subnutrida dentro de uma propriedade privada. Ossos à mostra, o animal não tem forças para se levantar desde a última sexta-feira, dia 20. Os moradores fizeram contato com órgãos competentes, que não conseguiram interferir na situação até o momento.

Diego Pandini é um dos que acompanha o caso. Segundo ele, que é vereador, a égua, um filhote e outros dois cavalos estão soltos no terreno sem pasto, quase sem poder se alimentar. Afirma que todos estão em situação de maus-tratos, mas que a égua, por estar amamentando, está mais fraca.

“Ela está alimentando uma potrinha, como é que vai conseguir sustentar as duas?”, questiona.

Segundo Pandini, os moradores fizeram contato com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Veterinários do órgão foram ao local para fazer um exame.

“Vieram, olharam o animal e disseram que não podiam fazer nada. Não tomaram nenhuma atitude, estamos todos revoltados. O animal caiu de fome e sede”, denuncia Pandini.

Depois disso, os moradores começaram a alimentar e dar água para a égua. Aparentemente ela está reagindo.

Divulgação

Cidasc diz que não pode medicar animais

Um dos veterinários do Cidasc, órgão da secretaria de estado da Agricultura e da Pesca, Ari Schlagenhaufer, afirma que não é de responsabilidade do órgão medicar animais. A função da companhia, nestes casos, seria a de manter os cadastros do proprietário e animal atualizados, além de verificar se o dono está atendendo à legislação.

“Mas a parte de prestar socorro, fazer atendimento clínico, não é atribuição da Cidasc”, explica.

De acordo com Schlagenhaufer, prefeitura de Indaial e Polícia Militar Ambiental seriam as responsáveis por encaminhar uma solução. A reportagem fez contato com a Polícia Militar Ambiental em Blumenau, mas a corporação disse que não foi acionada para tratar do caso.

Contatos também foram feitos com a prefeitura de Indaial. O Setor de Vigilância Sanitária informou que o caso deveria ser tratado com a secretaria de Meio Ambiente. A reportagem não conseguiu falar com o secretário, Jonas Luiz de Lima.

Dono nega maus-tratos

O proprietário da égua, Cirlei Teles Melo, disse que teria dado uma injeção ao animal na sexta-feira “porque ela estava meio caída”. Garantiu que não se trata de uma questão de maus-tratos e que alimenta o animal adequadamente. Segundo o dono, a égua estaria muito magra porque teve um filhote nove meses atrás.

Mais notícias de Blumenau e região

 Trânsito da BR-470 terá interrupções na altura de Ilhota nesta semana

– Descoberta de novos casos de HIV cai 16% em Blumenau

– Estacionamentos de supermercados viram ponto de encontro para venda de drogas

– Ladrões furtam fios de energia elétrica de creche, em Blumenau