X
X

Buscar

Base governista negocia chapa com Jens Mantau na presidência da Câmara

Governo tenta formar uma chapa de consenso para votação agendada para esta terça-feira, mas ninguém descarta surpresas

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores voltará à pauta na sessão desta terça-feira, 10. A informação foi confirmada pelo presidente Marcos da Rosa (DEM), que retornou ao Legislativo nesta segunda-feira. Ele estava afastado para substituir o prefeito Mário Hildebrandt (PSB), que saiu em férias.

Desde a confusa sessão de semana passada, quando duas chapas se apresentaram e os vereadores não chegaram a um acordo para concluir a votação, o Executivo tem procurado apaziguar os ânimos. Uma chapa de consenso vem sendo montada nos bastidores.

O candidato a presidente seria o vereador Jens Mantau (PSDB), que já presidiu o Legislativo e conseguiria unificar os votos do PSDB – na semana passada o partido rachou. Marcelo Lanzarim (MDB) seria o vice, com Bruno Cunha (PSB) e o próprio Marcos da Rosa completando os cargos de primeiro e segundo secretários.

Com três votos tucanos, dois do DEM, Lanzarim e Cunha, o grupo reuniria sete votos. Mais um seria necessário. Vereadores que atuam na negociação contam com o voto do Professor Gilson (PSD).

Porém, todos os parlamentares ouvidos pela reportagem são cautelosos, citam a possibilidade de reviravoltas e destacam que a chapa ainda pode ser alterada.

PSDB unido

O líder do governo, Alexandre Matias (PSDB), tem atuado no convencimento dos demais vereadores e feito com a ponte com o Executivo. Para ele, se ao menos 10 votos apoiarem a chapa já será possível considerar um consenso. Matias diz que o objetivo é fazer uma sessão mais tranquila do que a da semana passada.

“O prefeito está acompanhando as negociações, mas é uma eleição que acontece na Câmara. Vai mais do relacionamento entre os próprios vereadores”, afirmou.

Mantau desconversa sobre a possibilidade de presidir novamente o Legislativo, diz que todos os 15 vereadores são candidatos.

“Depois da confusão, praticamente todo mundo quer agora. Por isso estamos trabalhando pelo diálogo, com muito respeito”, afirmou.

Dissidências

O vereador Almir Vieira (PP) confirmou a articulação governista e disse que tem uma reunião na manhã desta terça com integrantes da base. Ele disse respeitar a experiência de sete mandatos do vereador Jens Mantau, mas acredita que, no momento atual, ela pode atrapalhar:

“Tem muita gente falando em nova política. Eu não, mas tem muita gente falando”, avaliou Almir.

A sessão ordinária começa às 15h. Conforme o regimento interno da Câmara, os vereadores precisam eleger a nova Mesa Diretora até quinta-feira, 13.