+

Eleições 2024: “Minha principal bandeira é tornar Blumenau uma cidade mais segura”, diz Delegado Egidio Ferrari (PL) em entrevista

Entre outras propostas, candidato defende melhores condições para os empreendedores


Nome de urna: Delegado Egidio (PL)
Candidato a vice: Maria Regina (PSDB)
Coligação: Proteger e servir (PL, Federação PSDB/Cidadania, União, Republicanos, MDB, PP e PRD)
Número de urna: 22
Idade: 42 anos
Profissão/ocupação: Deputado e delegado da Polícia Civil

O candidato Delegado Egidio (PL), deputado estadual, concorre ao cargo de prefeito de Blumenau pela coligação Proteger e servir, formada por PL, Federação PSDB/Cidadania, União, Republicanos, MDB, PP e PRD. A candidata a vice na chapa é Maria Regina (PSDB), atual vice-prefeita de Blumenau. Ao jornal O Município Blumenau, ele falou sobre propostas, ideias para o mandato e respondeu às perguntas do jornal. Veja a entrevista abaixo.

Qual será a sua principal bandeira?

“Minha principal bandeira é tornar Blumenau uma cidade mais segura, a mais segura do país. Para isso a gente vai investir em pessoal, em guarda municipal, a gente vai investir muito em tecnologia, como deputado já fiz emenda de um milhão de reais para trazer tecnologia, mais câmeras para a cidade, reconhecimento facial, a gente vai trabalhar muito para proteger a família de Blumenau.”

Em Blumenau, o eleitorado de direita está dividido entre três candidatos, sendo o senhor e Ricardo Alba mais associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Do ponto de vista ideológico, por que o eleitor deve preferir você aos demais candidatos?

“Em Blumenau não há divisão nenhuma da direita, até porque o único candidato que carrega o 22 no peito, tem o apoio do governador Jorginho, tem o apoio do presidente Bolsonaro, sou eu. O nosso Partido Liberal tem esse compromisso com o Brasil e o compromisso aqui em Blumenau. Direita é delegado Egidio Ferrari.”

Por que você não completou seu primeiro mandato como deputado estadual antes de buscar a eleição municipal?

“Infelizmente o nosso processo eleitoral é dessa maneira, as eleições para prefeito e para deputado não ocorrem simultaneamente. Então se alguém quiser ser prefeito, no caso que estou fazendo agora, precisa deixar o mandato de deputado. Assim como os atuais prefeitos que queiram disputar outra eleição para deputado também precisam renunciar ao seu mandato.”

A sua candidatura tem o apoio de seis partidos. Como você iria encaixar todos estes partidos dentro do seu governo?

“A formação da nossa equipe de governo será estritamente técnica. Eu sou delegado de Polícia de carreira, sempre agi sobre legalidade, sobre a probidade, assim que a gente vai fazer. Quem trabalhar no governo do prefeito Egidio e da vice-prefeita Maria Regina tem que ter currículo e as pessoas certas, nos lugares certos, com conhecimento técnico e específico em cada área.”

Sua carreira política começou há dois anos. Você considera que tem experiência suficiente para administrar a terceira maior cidade de Santa Catarina?

“Mais do que experiência, é necessário ter princípios e valores bem definidos e é isso que eu tenho. Eu carrego isso desde a criação dos meus avós, o seu Egidio e a dona Erica, que me ensinaram realmente o que a gente precisa fazer, como se portar na nossa vida. Isso eu tenho trazido para a política. Então é dessa forma que a gente vai agir, cuidando das pessoas e fazendo uma Blumenau andar sempre para a frente.”

Quais são suas principais propostas para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana em Blumenau, considerando o crescimento da cidade e os desafios atuais de trânsito?

“Nós temos grandes projetos já prontos para fazer, inclusive projetos que estão em fase de licitação. Um grande exemplo para a área norte vai ser o Corredor Norte, com a revitalização toda da Pedro Zimmermann, com pontes ligando, ao lado da Ponte Santa Catarina, ligando aquela região também, para ter mais uma mobilidade. Na verdade vai ser um binário, uma ponte vai ter uma mão de direção e a outra uma segunda, então com duas pontes para facilitar isso. A Itoupava Central, na verdade, vai ser o grande pulmão econômico de Blumenau, é onde a gente consegue crescer, são 15 milhões de metros quadrados só naquela região. É uma região que já cresceu muito e vai crescer ainda mais, então essa revitalização com três pistas, da BR-470, do acesso, até pelo menos o aeroporto e depois do aeroporto até a ABB, serão pelo menos duas pistas cada lado, com ciclovias, com calçadas, enfim, isso tudo. Como eu falei, o projeto já está pronto, já tem recurso do município e a gente vai fazer em parceria com o Governo do Estado, o governador vai mandar o recurso para as desapropriações, indenizações e a gente vai tocar essa obra o quanto antes, nós temos projetos para a mobilidade e para a infraestrutura.”

Como você planeja fortalecer a saúde pública em Blumenau, especialmente em relação ao atendimento nos postos de saúde e na oferta de especialidades médicas?

“Primeiro, a gente tem que ter um cuidado, como eu sou servidor público, tem que ter um cuidado muito grande com quem cuida da gente, eu digo muito isso, principalmente aquele servidor que está trabalhando no posto de saúde, ele ser valorizado, para que a gente tenha um atendimento mais humano, com maior qualidade. As pessoas que procuram posto de saúde, ela está já numa fase com uma dificuldade da vida, que ela precisa ter um atendimento muito bom, muito especializado. Então a gente quer implementar ainda mais a telemedicina, que são os atendimentos para a população 24 horas, se precisar, ela pode fazer o contato através de um telefone e conversar com o profissional de saúde. Isso hoje tem acontecido em mais de 80% dos casos atendidos, que já são resolvidos dessa forma. As pessoas, por exemplo, fazem uma consulta com um médico e o médico já encaminha a receita via telefone mesmo, meio eletrônico, WhatsApp, e-mail. Isso tudo são ações que a gente vai implementar, a gente quer ter mais profissionais, tem uma dificuldade sempre de contratação de médicos e especialistas, mas a gente não vai medir esforços, então aumentar principalmente o número de servidores para que a gente possa ter qualidade nesse atendimento e estender os horários também dos postos de saúde. Investir realmente em quem está cuidando da gente, porque isso vai refletir no atendimento da população.”

Quais políticas você pretende implementar para incentivar o desenvolvimento econômico local, especialmente para pequenas e médias empresas, que são fundamentais para a economia de Blumenau?

“Eu entendo que o empreendedor e o empresário é quem faz a economia girar, não existe dinheiro público, não tem dinheiro da Prefeitura, recurso da Prefeitura, a Prefeitura tem que fazer o básico, tem que dar condições para eles trabalharem, e essas condições passam pelas parcerias junto com essas empresas, empreendedores, principalmente os micro e pequenos empreendedores, que na verdade micro e pequenos só tem no nome, são guerreiros aí que fazem essa economia. Então a gente precisa trabalhar nessa parceria, dar essas condições, não vai ter aumento de taxa, não vai ter aumento de impostos, a gente precisa fazer uma parceria com eles, com o Distrito de Inovação, com distritos industriais aqui em Blumenau, para que a gente possa ter lugares bem específicos para que a nossa economia possa girar.”

Leia também:
1. Identificado homem que morreu após bater carro depois de troca de tiros em boate de Blumenau
2. 174 anos de Blumenau: maior cuca do Brasil é distribuída para a comunidade na Vila Itoupava
3. Moradora de Blumenau ganha R$ 200 mil na Trimania
4. Flautistas de Goiás e Rio de Janeiro se apresentam no próximo sábado na Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau
5. Saiba quantas cervejarias estão confirmadas no Festival Brasileiro da Cerveja de 2025, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo