Eleições 2024: o eleitor que não fez o cadastro biométrico poderá votar?
Tribunal Superior Eleitoral alerta que é preciso ficar atento a cada caso
Uma das dúvidas mais comuns entre os eleitores é se eles podem votar sem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. O órgão afirma que é possível, mas é preciso ficar atento a cada caso. Em Blumenau, os cidadãos votarão para prefeito e vereador neste domingo, 6. Além disso, Blumenau é um dos três municípios de Santa Catarina que pode ter segundo turno, que está marcado para o dia 27 de outubro.
A Justiça Eleitoral explica que a biometria aumenta a segurança na identificação do eleitor e ajuda a evitar filas nas seções de votação, mas não é obrigatória.
Cadastro biométrico
Para votar sem o cadastro biométrico, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. No entanto, se o eleitor não compareceu ao cartório após a convocação para a revisão do eleitorado, o título pode estar cancelado, impedindo-o de votar.
O eleitor pode verificar a situação do título acessando a página do TSE, clicando na aba “Serviços” e consultando “Situação eleitoral”. Essa verificação também é possível pelo aplicativo e-Título.
Se o eleitor tirou o título durante a suspensão da coleta biométrica, ele deveria ter ido ao cartório eleitoral do município para realizar o cadastro.
Leia também:
1. Em crise de ciúmes, candidato vereador mata a companheira e tira a própria vida na Serra catarinense
2. Camarote Spaten: organização revela detalhes e novidades; 70% dos ingressos já estão vendidos
3. Jornal O Município Blumenau fará mais de 12 horas de cobertura no dia das eleições em Blumenau
4. Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado
5. Conheça escritora de Indaial que participou da Bienal com dois livros de fantasia
Veja agora mesmo!
Família da Vila Itoupava prepara o tradicional marreco recheado há 35 anos, em Blumenau: