X
X

Buscar

Eleições 2024: Odair Tramontin (Novo) detalha suas propostas e diz querer gestão técnica e eficiente

Entre outras propostas, candidato defende criação de UPA, finalização de obras já iniciadas e menos burocracia para empreendedores

Nome de urna: Odair Tramontin (Novo)
Candidato a vice: Alemão (PSD)
Número de urna: 30
Idade: 62 anos
Profissão/ocupação: professor de ensino superior

O candidato Odair Tramontin (Novo), professor de ensino superior e promotor aposentado, concorre ao cargo de prefeito de Blumenau pela coligação Blumenau de um jeito Novo (Novo/PSD). O candidato a vice na chapa é Alemão (PSD), empresário. Ao jornal O Município Blumenau, ele falou sobre propostas, ideias para o mandato e respondeu às perguntas do jornal. Veja a entrevista abaixo.

Qual será a sua principal bandeira?

A principal bandeira é a qualificação da gestão. Contratar os cargos de direção por pessoas com currículo profissional, pessoal e não currículo político partidário. Pessoas certas nos lugares certos, porque essa é a receita para a prestação de serviços de qualidade.

Se eleito, essa seria a sua primeira vitória nas urnas. Por que você acredita que, apesar disto, está preparado para assumir a terceira maior cidade de Santa Catarina?

Primeiro, porque eu sou do Partido Novo. Nós temos um padrão de governança, uma cartilha baseada em princípios e valores. Segundo, porque eu tenho uma trajetória no serviço público. Eu sou promotor de Justiça há mais de 35 anos, aposentei recentemente. Sou professor universitário há 34 anos e tenho uma formação pessoal em jurídica consistente.

Por que sua candidatura demorou a encontrar um candidato a vice-prefeito?

Ela aconteceu no tempo certo, antes do prazo fatal. Era uma prerrogativa do PSD, o nosso coligado, que indicou a pessoa que eles encontraram, no caso, o Alemão da Alumetal. Uma pessoa qualificada, preparada, identificada com Blumenau e com uma trajetória que reúne todas as condições para ser um grande vice-prefeito.

Por que a sua candidatura não conseguiu atrair mais partidos?

Porque a nossa candidatura é uma candidatura de ideias, de propostas e não de ajuntamentos de partidos completamente diferentes. Nós fizemos uma aliança com princípios e valores e o PSD foi o único partido que aceitou fazer uma aliança sem toma lá, dá cá. Inclusive, assinou por escrito que nós vamos fazer uma gestão técnica e qualificada.

Sem muitos aliados, como buscará condições de governar, encontrando possivelmente uma maior oposição na Câmara de Vereadores?

Conversando, dialogando, mostrando que nós seremos uma administração honesta, decente, ética e, sobretudo, de que os problemas não são do prefeito, os problemas são da cidade e os vereadores têm a sua responsabilidade. Então, eu sou muito tranquilo, o Partido Novo já tem essa experiência e nós vamos administrar facilmente com ou sem maioria.

Quais são suas principais propostas para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana em Blumenau, considerando o crescimento da cidade e os desafios atuais de trânsito?

Primeira coisa, nós vamos terminar as obras já iniciadas. Blumenau tem muitas obras paralisadas e é preciso que a gente coloque na prática a execução dessas obras por completo. Segundo, nós vamos dialogar muito forte com o governador do Estado para que o prolongamento da Via Expressa seja concluído o mais rápido possível, porque é crucial para o desenvolvimento da cidade, na medida em que a região Norte é a região que mais cresce na cidade e que depende fundamentalmente desse corredor para que lá as empresas se instalem e gerem o desenvolvimento que a cidade tanto precisa.

Nós vamos colocar em prática, em execução, por exemplo, a Pedro Zimmermann, que já tem projeto aprovado, parece que já está em processo de licitação. Tem outros projetos, por exemplo, como uma ponte aqui que vai ligar Itoupava Seca a Itoupava Norte. Enfim, todos aqueles projetos já em execução, prestes a ser executado.

E, como prefeito de Blumenau, eu vou usar a liderança da nossa cidade, a importância que ela tem para buscar recursos estaduais, recursos federais, porque somente obras grandes, obras estruturantes para as quais o município não tem recursos próprios, são elas que vão dar um fôlego para o trânsito, para a mobilidade que deixa muito a desejar e é uma pauta muito pertinente da população de Blumenau que eu tenho ouvido nessa campanha.

Como você planeja fortalecer a saúde pública em Blumenau, especialmente em relação ao atendimento nos postos de saúde e na oferta de especialidades médicas?

Blumenau tem uma boa estrutura, abrange toda a cidade na saúde básica. Tem a medicina especializada da melhor qualidade. Nossos hospitais que não são públicos apresentam índices espetaculares da melhor medicina, não só do Estado, do Brasil, que se faz transplante, se faz de tudo. O nosso problema é na complexidade média, que faz com que o cidadão, quando tem um problema de média gravidade, tem que procurar os nossos prontos atendimentos. E a consequência disso é que hoje nós temos pessoas esperando seis, sete, oito horas num pronto atendimento.

Estudos dos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel dizem que cerca de 85% dos pacientes que procuram o pronto atendimento, o pronto-socorro, não é caso de pronto-socorro. Então nós precisamos criar uma estrutura de solução de problemas intermediários porque a gente não pode deixar que um problema simples do cotidiano fique concorrendo com AVC, com ataque cardíaco, com acidentado grave. Então nós vamos criar estrutura de UPA, Unidade de Pronto Atendimento, para que esse gargalo não continue acontecendo e que a gente tenha melhorias também, paralelamente, na estrutura da atenção básica, em especial a estrutura dos postos, o problema de falta de médicos.

E aí nós, resolvendo o problema da atenção básica e dando uma solução definitiva para a média complexidade e nós já tendo uma saúde qualificada do ponto de vista da alta complexidade, nós teremos um ganho muito grande para a saúde dos blumenauenses, pela saúde pública, o SUS.

Quais políticas você pretende implementar para incentivar o desenvolvimento econômico local, especialmente para pequenas e médias empresas, que são fundamentais para a economia de Blumenau?

O Partido Novo tem no seu DNA a defesa do empreendedorismo. Nossa ideia é de que o melhor programa social é o emprego. E como é que se consegue emprego? Criando um ambiente adequado de negócios, ou seja, criando um ambiente sem burocracia, um ambiente que não afugente, que não faça que as nossas empresas, como infelizmente acontece, saiam de Blumenau e vão para Gaspar, para Indaial ou para outros municípios, justamente porque lá é mais fácil construir, é mais fácil fazer ampliações, é mais fácil instalar empresas.

Então, nós vamos criar, repito, um ambiente adequado de negócios, vamos tratar o empreendedor como uma força importantíssima pela cidade, vamos estender tapete laranja para que quem quer investir em Blumenau se sinta acolhido, atraído e aqui venha gerar riquezas, criar empregos, porque através da criação de empregos e da geração de riqueza que nós teremos tributos, arrecadação, para que a população tenha serviços de saúde, educação e infraestrutura de melhor qualidade.

Leia também:
1. Sargento dos bombeiros explica dinâmica do acidente que deixou um morto na rua Itajaí, em Blumenau
2. Trânsito será interrompido na BR-470, em Blumenau, nesta terça-feira
3. Caminhão carregado com madeira tomba na BR-470, em Blumenau
4. Eleições 2024: eleitores de Blumenau não podem ser presos partir desta terça-feira; entenda
5. GALERIA – Conheça o novo hostel-café próximo da Vila Germânica, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: