Em carta aberta ao reitor, UFSC Blumenau pede que verba do PAC seja destinada integralmente para compra de sede própria
Carta foi assinada pela comunidade acadêmica da UFSC Blumenau
No dia 31 de agosto, durante a realização da formatura dos cursos de graduação do primeiro semestre do ano, o professor e diretor do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adriano Péres fez a leitura de uma carta aberta ao reitor Irineu Manoel de Souza, onde é solicitada que a verba disponibilizada pelo Ministério da Educação, via Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Universidades, seja destinada integralmente para a compra da sede própria do campus.
A carta aberta foi assinada pela comunidade acadêmica da UFSC Blumenau. Na nota, é ressaltado que a UFSC já está em Blumenau há 10 anos, sempre em espaços alugados.
O contrato de locação da nova sede localizada no bairro Salto do Norte, assinado no final de 2023, é de 60 meses. Entretanto, a UFSC já manifestou a intenção de compra do imóvel.
“A comunidade acadêmica de Blumenau quer o campus em sua integralidade e não reduzido para atender outros interesses. Queremos o campus o mais rápido possível para deixarmos de pagar aluguel. Queremos não correr riscos. Queremos o que foi definido pelo Ministério da Educação – MEC, qual seja: a compra do campus para Blumenau”, completa o diretor
A reportagem de O Município Blumenau entrou em contato com a UFSC Blumenau, que comentou que não houve nenhuma movimentação após esta carta aberta. “Estamos fazendo um abaixo assinado. A ideia é depois levar a carta impressa com as assinaturas lá na Reitoria em Florianópolis e entregar em mãos para o reitor”.
Confira a carta aberta da UFSC Blumenau
CARTA ABERTA
Ao Prof. Dr. Manoel Irineu de Souza, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina
Prezado reitor, Dirigimo-nos ao senhor com grande respeito e responsabilidade, tendo em vista a necessidade de abordar questões muito caras para nossa comunidade acadêmica.
Esta carta aberta visa expressar nossa insatisfação com decisões recentes da reitoria que comprometem o bem-estar e a integridade da nossa instituição. Desde a sua fundação o Campus de Blumenau almeja a compra de sua sede própria. A ocupação deste campus se deu inicialmente no IFC e depois em um prédio alugado, inadequado e absolutamente contrastante com a excelência da UFSC. Em 2013 a UFSC Blumenau foi, pela primeira vez, contemplada com recursos do governo federal para aquisição de prédio para instalação da sede própria. À revelia desta comunidade, sem qualquer consulta ao Conselho de nossa Unidade, a REITORIA da UFSC, à época, alterou a destinação dos recursos para outros investimentos, nenhum deles em Blumenau. Assim, desde 2014 estamos em estruturas alugadas, desperdiçando recursos públicos tão valiosos.
Em 2015 fizemos nossa mudança para o bairro da Velha, melhoramos nossa situação, é verdade, mas ainda estávamos muito aquém do que se espera de um Campus Universitário Federal. No ano de 2023, após reunião com o Ministro de Estado da Educação, recebemos em nosso campus a visita da Secretária de Educação Superior do MEC. Naquela oportunidade foi pedido ao Campus de Blumenau que apresentasse sua demanda de sede própria e que buscasse opção que atendesse ao Campus em médio e longo prazo.
Fomos orientados naquela ocasião a fazer contrato de aluguel com opção de compra e foi isso que fizemos. Mobilizamos toda a comunidade acadêmica em torno deste projeto para a realização do nosso sonho. Nossos técnicos administrativos, nossos docentes e até estudantes arregaçaram as mangas e juntos fizemos todos os levantamentos necessários, montamos comissões para executar as licitações necessárias e para planejar a mudança.
Conseguimos vencer todos os obstáculos e assinamos o contrato de locação com a opção de compra, tal qual orientado pelo Ministério da Educação. No PAC das Universidades divulgado em 10/06/2024 pelo Senhor Presidente da República, o Campus de Blumenau da UFSC foi contemplado com os R$ 40 milhões que solicitou para compra do imóvel para o qual mudamos as atividades administrativas em maio deste ano e planejamos mudar as atividades acadêmicas entre janeiro e março de 2025. Queremos iniciar o próximo semestre já aqui. Sim, aqui, porque este belo teatro também está no pacote do nosso novo campus.
A comunidade acadêmica de Blumenau quer o campus em sua integralidade e não reduzido para atender outros interesses. Queremos o campus o mais rápido possível para deixarmos de pagar aluguel. Queremos não correr riscos. Queremos o que foi definido pelo Ministério da Educação – MEC, qual seja: a compra do campus para Blumenau. Nesta carta pedimos: Respeite a decisão do MEC e o pleito de Blumenau!
Subscrevem esta nota: a comunidade acadêmica do Campus de Blumenau.
Leia também:
1. Freak House Bar vai encerrar as atividades neste mês em Blumenau
2. Jornal O Município Blumenau conquista segundo lugar estadual no Prêmio Sebrae de Jornalismo
3. Bombeiros detalham incêndio que destruiu residência no Progresso, em Blumenau
4. Grupo Blumenau abre inscrições para desfile da 39ª Oktoberfest nesta quarta-feira
5. Ação de zeladoria urbana acontecerá nesta quinta-feira, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses: