Em meio à crise no MEC, Prefeitura de Blumenau e Furb tentam garantir andamento da federalização

Em reunião, senador Jorginho Mello declarou que processo não sofrerá alterações

A crise no Ministério da Educação (MEC), com a exoneração de Milton Ribeiro, preocupou e ainda traz aflição para a reitoria da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Afinal, era com a equipe do ex-ministro que a federalização da Furb estava andando, com auxílio da influência e proximidade do senador Jorginho Mello (PL) com a pasta e governo federal.

No mês passado, por exemplo, a reitora Márcia Sardá Espíndola e o prefeito Mário Hildebrandt estiveram em Brasília, acompanhados de uma comissão criada para avançar o processo da federalização. Lá conversaram com o até então ministro Milton Ribeiro e sua equipe, além do senador Jorginho Mello, e definiram alguns encaminhamentos e demandas técnicas.

Inclusive, de lá saiu a meta de buscar cerca de R$ 300 milhões para criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) – usando estrutura e servidores da Furb.

Entretanto, todos os imbróglios envolvendo o MEC, culminando até na saída do ministro, ocasionaram tensão. Afinal, há indefinição quanto aos profissionais que permanecerrão ou não nos cargos e incertezas quanto a proximidade com o novo ministro.

Para debater o assunto, a própria reitora, ao lado de uma comitiva de estudantes da Furb estiveram em Florianópolis nesta segunda-feira, 4. A reunião foi com o senador Jorginho Mello, e contou com a presenta também da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e do secretário de Administração de Blumenau Anderson Rosa.

A comitiva reforçou o pedido para que o processo de federalização continue andando e saia do papel e promessas. A preocupação quanto a crise no MEC também foi citada e cobrada junto ao senador.

Em resposta, o senador garantiu que as tratativas estão bem encaminhas e que, mesmo após as mudanças no Ministério da Educação, não haverá entraves.

“Nada será alterado. Eu disse aos alunos e para reitora de que o processo continuará. É fundamental que os estudantes, professores e toda a comunidade sigam engajados e demonstrando neste sentido. Iremos prosseguir, com tranquilidade e assertividade até que a Blumenau e região possam contar com uma universidade federal com capacidade de atender todo Vale do Itajaí”, afirmou Jorginho, ao sair do encontro.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo