Em parceria com o Sebrae-SC, Indaial elabora Trilha do Patrimônio Histórico
Iniciativa irá mapear o patrimônio da cidade com o auxílio de um arquiteto especializado
Em parceria com o Sebrae-SC, a Prefeitura de Indaial está desenvolvendo a Trilha do Patrimônio Histórico, iniciativa que irá mapear o patrimônio da cidade com o auxílio de um arquiteto especializado. O objetivo é fortalecer a economia do município através da atuação de parceiros do trade turístico e cultural da região.
As entidades esperam estimular a circulação de visitantes, turistas e moradores, que também devem movimentar o comércio local. A ideia é que a criação da trilha promova mais passeios autoguiados e eduque a população quanto ao patrimônio cultural do município.
Trilha do Patrimônio Histórico
A turismóloga da Prefeitura de Indaial, Tatiane Viana Mota, explica que a trilha será composta por aproximadamente 30 locais da área central da cidade com relevância histórica e arquitetônica.
“No mapeamento foram incluídos diversos pontos relevantes para o turismo e cultura da cidade, como a Ponte dos Arcos, patrimônio tombado em nível municipal, além de símbolos como a vitória-régia, a palmeira Indaiá e monumentos importantes na história, como a Casa Silva, tombada em nível estadual e restaurada em 2019, a Casa Asta Enns, antiga fábrica de leite em pó e patrimônio histórico tombado em nível estadual, e o Museu Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, com tombamento municipal”, destaca.
Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae-SC, conta que o projeto ganhará uma marca e identidade visual, além de produtos a serem comercializados. “A comercialização de produtos e criação da marca devem possibilitar a projeção de micro e pequenas empresas da região no mercado. Estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura para fomentar não apenas o turismo da cidade, mas também a economia”, comenta.
De acordo com Tatiane, o setor de Turismo e o Sebrae estão avaliando como será o acesso à trilha, que em um primeiro momento estará disponível no site do Turismo de Indaial. Outros mecanismos estão sendo estudados, como a colocação de totens e identificação visual da trilha, às quais estarão disponíveis em segunda etapa.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo de Indaial, Matusalém Barcelos Machado, a iniciativa é uma das ações elencadas no Plano Municipal de Turismo e está em consonância com a Marca Turística “Indaial na Rota da Natureza”, que busca evidenciar o turismo de natureza e cultural da cidade.
Leia também:
1. GALERIA – Prefeitura realiza evento de lançamento da 39ª Oktoberfest de Blumenau na Vila Germânica
2. Deputados da Alesc aprovam projeto sobre multa por uso e porte de drogas em SC
3. Samae fiscaliza sistema de esgoto em 18 ruas do bairro Fortaleza Alta; saiba quais
4. Luciano Hang e Havan se manifestam após TJ-SC decidir afastar indenização que Folha de S.Paulo pagaria
5. Adolescente que esfaqueou outro planejava massacre em escola de Palhoça
Veja agora mesmo!
A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: