EM PRIMEIRA MÃO – Vídeo mostra colisão que matou jovem ciclista em Blumenau; Polícia Civil investiga o caso
Polícia divulga imagens para identificar motorista que fugiu sem prestar socorro e continua foragido
Na tarde desta segunda-feira, 31, a Polícia Civil de Blumenau divulgou imagens de câmeras de segurança que mostram a colisão que matou o ciclista João Paulo dos Santos, de 19 anos. O caso foi registrado na Rua Dr. Pedro Zimmermann, em frente à empresa Braspress, no bairro Itoupava Central, na noite de sexta-feira, 28.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a vítima seguia de bicicleta pelo acostamento, no sentido Massaranduba-Blumenau. Contudo, foi atingida por um veículo que transitava pela contramão no acostamento, logo após sair de um estabelecimento conhecido como Rancho do Soneca. O motorista não prestou socorro e fugiu do local.
Segundo o delegado de Polícia Antônio Godoi, responsável pela investigação, a divulgação das imagens tem o objetivo de identificar o motorista, que ainda não foi localizado. O veículo envolvido é um Fiat Toro. A equipe policial trabalha para melhorar a imagem a fim de identificar a placa e outras informações.
Ele aponta que a comunidade pode ajudar a polícia a encontrá-lo por meio do disque-denúncia 181, com garantia de anonimato absoluto. Outra opção é fornecer informações presencialmente na 2ª Delegacia de Polícia da Comarca, localizada na rua 2 de Setembro, 1.761, no bairro Itoupava Norte.
“Ele vai aparecer. É um caso de grande repercussão e comoção. Embora tenha ocorrido à noite, o que dificulta a identificação, contamos com a ajuda da comunidade. Não existem muitos carros com essas características circulando em Blumenau. O ideal seria que o motorista procurasse a Polícia Civil para prestar os esclarecimentos necessários antes que seja representado por um pedido de prisão cautelar de todos os envolvidos, seja pelo homicídio, seja pela omissão de socorro”, afirma o delegado.
Confira o vídeo:
O vídeo mostra inicialmente o ciclista transitando pelo acostamento da via. Em seguida, registra a colisão ao fundo e o veículo envolvido entrando no acostamento oposto.
Detalhes do acidente que matou ciclista em Blumenau
Conforme os bombeiros, o chamado para a ocorrência foi por volta das 22h30. Segundo testemunhas, o motorista do veículo envolvido não permaneceu no local após a colisão.
O impacto causou danos significativos à bicicleta, principalmente nas rodas e na direção. O ciclista morreu no local, antes da chegada dos socorristas. O Instituto Médico Legal (IML), o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil foram acionados para atender a ocorrência.
A PMRv aponta que a via, de pista simples e sinalização visível, estava com condições normais de trânsito e limite de velocidade de 60 km/h. A bicicleta foi liberada para um familiar da vítima. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Ciclista foi arremessado em uma ribanceira de 20 metros
O ciclista foi atingido e arremessado em uma ribanceira de aproximadamente 20 metros. Ele foi encontrado inconsciente e sem responder a estímulos, com ferimentos graves no rosto, pescoço e perna esquerda, além de apresentar parada respiratória. Após ser resgatado com o uso de cordas e maca de ribanceira, o óbito foi constatado pela equipe médica no local.
A Polícia Científica foi acionada para realizar os procedimentos legais e a remoção do corpo. Já a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ficou responsável pelo controle do tráfego, preservação da cena do acidente e guarda da bicicleta da vítima. O condutor do veículo ainda não foi localizado.
Veja agora mesmo!
Casarões da família Zimdars mantêm viva história da pacata Itoupava Rega, em Blumenau: