Em visita de governador a Blumenau, ordem de reinício do prolongamento da Via Expressa é assinada
Foram garantidos mais três quilômetros da obra
Em visita a Blumenau junto ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, assinou a ordem de retomada das obras da SC-108, conhecido também como prolongamento da Via Expressa.
Estão garantidos, portanto, mais três quilômetros da obra. Em entrevista à reportagem, que acompanha mais esta passagem de Moisés a Blumenau, o secretário afirma, porém, que este será apenas um primeiro passo.
“Assinamos o reinício hoje. Estão garantidos mais três quilômetros de obras, mas não queremos e nem iremos parar nisso. Vamos seguir até o fim.”
De acordo com o secretário, agora a Cetenco – empresa responsável pelas obras – poderá iniciar o serviço. A expectativa é que após remontado o canteiro de obras, as máquinas voltem a operar em duas semanas.
“Já está tudo ajustado e a empresa já tem ciência que deverão retomar as obras, então acreditamos que em até duas semanas tudo já seja retomado”, destacou Vieira.
O prolongamento da Via Expressa está com as obras paradas desde 2017. Após várias promessas de retorno das obras, essa é o momento mais concreto, tendo em vista a assinatura da ordem de serviço.
De acordo com informações divulgadas pelo estado, a empresa concordou em devolver cerca de R$ 13,2 milhões que recebeu de forma indevida nos anos anteriores, quando a obra ainda estava sendo executada. Essa devolução acontecerá em forma de abatimento, ou seja, o valor será descontado do que governo terá que pagar pelos próximos quilômetros da obra.
A expectativa é que as obras sejam realizadas pelos próximos 18 meses.