Emprego e empreendedorismo; as propostas dos candidatos para a economia de Blumenau
O Município Blumenau listou as propostas inseridas nos planos de governo
Todos os 12 candidatos e candidatas à Prefeitura de Blumenau possuem um plano de governo elencando propostas para as principais áreas de abrangência do município (saúde, educação, mobilidade urbana e etc). Nesta reportagem, foram elencados os projetos que cada um possui para o desenvolvimento econômico da cidade.
Como as propostas são extensas, a reportagem não incluiu itens que não estão claros de como serão colocados em prática, como por exemplo “melhorar o atendimento”. Algumas afirmações como “valorizar, garantir, fortalecer, estimular, incentivar e etc.”, também foram retiradas por serem vagas.
Confira o posicionamento dos candidatos à respeito do desenvolvimento econômico de Blumenau.
Ana Paula Lima (PT)
Elaborar o Plano de Desenvolvimento Econômico Territorial, incluindo as especificidades regionais da cidade.
Fortalecer e ampliar a representatividade do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, vinculando-o diretamente ao Gabinete da Prefeita.
Rever a política de Incentivos Econômicos e Fiscais com o objetivo de dotar o município de uma estratégia ativa de atração de investimentos em acordo com os interesses da cidade.
Atualizar o Projeto Blumenau Vitrine Nacional.
Promover as práticas associativas entre micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.
Programa Primeiro Emprego.
Organizar, apoiar, e atrair programas de inovação que existem no Brasil e no mundo para fomentar e fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Blumenau.
Dar apoio financeiro dirigido ao Programa ENTRA21, que capacita jovens para o mercado de trabalho de tecnologia da informação e comunicação.
Resgate da finalidade do Banco do Povo e microcrédito.
Apoio na implantação de incubadoras de negócios, nas universidades e instituições de ensino médio e superior, buscando incentivar e oportunizar ao jovem montar seu próprio negócio.
Fomentar a Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento territorial articulando produção, comercialização e consumo.
Estimular a produção de orgânicos e agroecológicos.
Incentivar o acesso das micro e pequenas empresas aos programas de compras públicas.
Blumenau Multicêntrica – Incentivar o comércio nos bairros de Blumenau.
Incentivar a implantação de indústrias com ênfase às atividades econômicas locais, no crescimento inclusivo e ambientalmente justo.
Apoiar e incentivar o artesanato local.
Desenvolver programa educação profissional e tecnológica.
Débora Arenhart (Cidadania)
Criar incentivos à instalação de novas unidades industriais e comerciais no município.
Articular-se com entidades representativas do setor empresarial visando apoiar as iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico, trabalho e geração de emprego e renda.
Ampliar o apoio às micro e pequenas empresas.
Incentivo ao desenvolvimento econômico sustentável efetivando parcerias com startup’s (incubadoras) para ampliação da economia em geral.
Criação de programas de incentivo de PPP’s com o objetivo de ampliar os diversos setores econômicos em locais potenciais de interesse publico próprio.
Capacitação e criação de novas cooperativas incentivando a ampliação de geração de emprego e renda na área rural.
Geórgia Faust (PSOL)
Criação da Incubadora Municipal de Cooperativas, vinculada à Secretaria de Assistência Social, que terá como público-alvo indivíduos adultos cadastrados no Bolsa-Família, usuários dos Programas e Serviços de Proteção da Assistência Social, como PAIF e PETI, usuários adultos dos CAPS, pessoas com deficiência com dificuldades de inserção no mercado de trabalho e egressos do sistema prisional da região. O ponto de partida para sua implantação será a elaboração de um sólido projeto com a participação desta gama de sujeitos.
Oportunizar aos munícipes de baixa renda ou em situação de risco, cursos profissionalizantes e vagas de empregos, mediante a criação de um sistema informatizado de gerenciamento destas oportunidades.
Ampliar o fomento e possibilidades de projetos nas comunidades vulneráveis com auxílio dos cursos das diversas instituições de ensino da região.
Revisão de todas as isenções fiscais como meio de garantir que somente as que dão retorno para o desenvolvimento econômico sejam mantidas.
Ivan Naatz (PL)
Estimular a criação de cooperativas de trabalho regionalizadas.
Ampliar parcerias com instituições privadas, estimulando a criação do Banco do Primeiro Emprego, voltado à juventude.
Ampliar o diálogo com as universidades e instituições de ensino superior, criando um grande projeto piloto voltado ao empreendedorismo. Estreitar relações especialmente com entidades científicas, afim de potencializar a criação de novas empresas e novos empregos.
Formar uma equipe preparada para atuar diretamente no fortalecimento das empresas já instaladas no município e atrair empresas de outros estados do Brasil e do exterior para Blumenau. Para isso, a Secretaria será encabeçada por um especialista no assunto, que montará uma equipe com esse perfil.
Revitalizar o centro da cidade e os principais corredores comerciais, fortalecendo principalmente o Comércio e gerando novas oportunidades de trabalho, a partir de uma ação conjunta com classes e suas entidades representativas.
Poupatempo empreendedor: “Minha empresa, Nosso sucesso”. Parceria público-privada para criar um espaço voltado para prestar toda a assessoria necessária aos empreendedores de forma gratuita e rápida, com consultores nas áreas: jurídica, contábil e de marketing. Disponibilidade de consultoria em gestão e estratégia de negócios. Facilidade e auxílio para expedição da documentação necessária, além de reduzir para 72 horas o prazo para abertura de novas empresas sem impactos ambientais. Acompanhamento e apoio depois da implantação do negócio.
Jairo dos Santos (PRTB)
Implementar o desenvolvimento econômico municipal, precipuamente na retomada do município, utilizando-se das mais diversas ferramentas disponíveis no polo tecnológico blumenauense.
Fomentar o potencial econômico conforme setores econômicos aptos e ávidos por PPP.
Garantir a regulamentação em conjunto com a vigilância sanitária, e outros órgãos afinados, à atividade de vendedor móvel (ambulante).
Dar destinação final ao aeroporto de Blumenau.
Estimular a formalização legal de todas as atividades informais de Blumenau.
Fomentar e contribuir, inclusive in loco, para a perfectibilização da parte documental capaz de acelerar o processo de entrada até o alvará de funcionamento de novas empresas e/ou posto de trabalho.
João Natel (PDT)
Fortalecer o associativismo e cooperativismo voltado a pequenas e médias empresas com apoio para abertura e manutenção de suas atividades, facilitando a obtenção de licenças e certificações para atendimento a exigências da legislação, como facções e indústria têxtil com marca própria ou não.
Integrar eletronicamente e gerir como processo único e padronizado a tramitação de processos de licenciamento e obtenção de alvarás, eliminando a necessidade de tramitações paralelas em órgãos diferentes da prefeitura e reduzindo ao máximo o tempo de tramitação.
Criar em conjunto com a iniciativa privada a Feira Permanente de Moda de Blumenau, com produtos têxteis de marcas próprias de Blumenau e região, possibilitando a cadeia produtiva de micro, pequenas e médias empresas expor e comercializar seus produtos.
Adequar e padronizar a legislação para licenciamentos rápidos e simplificados com relação a empresas e obras com baixo impacto ambiental e de vizinhança, implantando consulta automática de viabilidade locacional e classificação nacional de risco.
Adequar a legislação também para obras de grande impacto, criando o licenciamento provisório, com posterior fiscalização, facilitando o início dos empreendimentos desse porte.
Criar um Centro Público de Economia Solidária, dando maior visibilidade a esse tipo de atividade econômica, com feiras, mostras, rodas de conversa e apresentações culturais que possam aumentar a visibilidade da economia solidária.
Desenvolver programa de fomento às cooperativas de caráter social, envolvendo atividades produtivas direcionadas a segmentos como: panificação, marcenaria, artesanato, etc.
Realizar campanhas “Compre em Blumenau”, que mostrem e identifiquem para os consumidores produtos e serviços com origem na cidade de Blumenau e entorno, procurando conscientizar os cidadãos e cidadãs para que privilegiem produtos e serviços que gerem emprego e renda a partir da nossa cidade e região.
Realizar campanhas de estímulo às compras nos bairros, acompanhando o acréscimo de recolhimento de tributos, utilizando essa informação para dar retorno para a localidade, fazendo novos investimentos sociais e de equipamentos públicos.
Aperfeiçoar e implantar um programa de compras públicas, que, respeitando a legislação, aumente e impulsione o comércio e negócios locais e regionais usando o poder de compra do poder público.
Buscar continuamente estreitar as relações internacionais da cidade com agentes, empresas, governos e investidores estrangeiros que possam trazer investimentos para Blumenau.
Articular com centros de desenvolvimento profissional e formação de trabalhadores programas de qualificação e requalificação, alinhados a perfis profissionais do futuro, compatíveis com as novas exigências em termos de conhecimento e habilidades comportamentais e pessoais.
Criar uma Política de Incentivos para Arranjos Produtivos Integrados e Inovadores.
Ampliar incentivos tributários para retenção e implantação de novas indústrias com foco na sustentabilidade.
Criar política de apoio à indústria de produtos manufaturados tradicionais (cristais, instrumentos musicais) que geram valor a marca Blumenau.
Revitalizar as feiras municipais e construir o “mercado municipal de Blumenau”, respeitando os interesses dos produtores orgânicos.
Tornar acessível o processo de formalização das unidades de processamento de alimentos da agricultura familiar, por meio de atendimento específico nas Praças do Cidadão.
Incluir os produtos da gastronomia rural com reconhecido valor cultural, tais como: o kochkäse, linguiça Blumenau e demais embutidos, geleias, panificados, conservas entre outros, nos roteiros turísticos regionais.
Incentivar a capacitação e aprimoramento dos produtores, com foco nos jovens da área rural.
Estimular os produtores ao associativismo e cooperativismo.
Proporcionar ao produtor rural, maneiras de conhecer tecnologias adequadas às suas necessidades de produção, visando o aumento da produtividade, lucratividade, segurança e conforto no trabalho.
Incentivar a agricultura urbana e o ajardinamento de pátios e residências.
Orientar o agricultor sobre as formas legais de manejar as florestas nativas, produzindo de forma sustentável e com objetivos econômicos.
Oferecer assistência técnica para a regularização ambiental das propriedades rurais por meio do reforço do corpo técnico da Diretoria de Desenvolvimento Rural.
Criar o “Espaço do Empreendedor” nos bairros, com objetivo de incentivar a realização de parcerias com entidades de classe, do terceiro setor, empresas, universidades e outras instituições, de oficinas, e exposições itinerantes, descentralizando-as pela cidade, com difusão e ensino de ferramentas tecnológicas que estimulem a criatividade, o entendimento sobre o mundo atual, a inovação e o empreendedorismo.
Instalar o “Distrito de Inovação”, na Itoupava Seca, com área de zoneamento especial, com incentivos tributários para instalação de incubadoras de empresas de base tecnológica, aceleradoras de startups e hubs criativos.
Mobilizar, através de plataformas digitais e eventos, grupos de investidores que possam alavancar empresas de Blumenau e região, promovendo também a maior integração e o networking dentro do ecossistema de inovação, envolvendo coletivos e redes de empreendedorismo inovador.
Criar prêmios e selos de qualidade e compromisso social para o empreendedorismo, pesquisa, inovação e as empresas nascentes, buscando dar visibilidade às conquistas dos empreendedores da cidade, das comunidades e dos cidadãos e cidadãs.
Criar o “Programa Mulher Empreendedora” para fortalecer e fomentar a atuação feminina, entre outras ações debatidas com a comunidade de mulheres empreendedoras, procurando impulsionar a inovação, o empreendedorismo e o investimento das mulheres empresárias.
Realizar, anualmente, a “Feira de Empreendedorismo e inovação”, com ênfase na produção acadêmica das universidades, institutos tecnológicos, centros universitários, incubadoras tecnológicas, startups, aproximando-os da iniciativa privada, visando inovações a serem incentivadas e subsidiadas pelo poder público.
João Paulo Kleinübing (DEM)
Estimular a instalação de novas empresas no município, integrando a mão de obra qualificada aqui existente com a vocação da nossa cidade.
Promover ações associativas em conjunto com as entidades de classe da cidade, permitindo que nossa vocação empresarial seja destaque nacional, gerando mais oportunidades de empregos e negócios.
Atuar permanentemente na captação de novas empresas e novas oportunidades de negócios que impulsionem a economia da nossa cidade.
Criar uma política pública permanente de inovação econômica e sustentável.
Implantar uma política pública permanente de apoio aos empreendedores de micro e pequenas empresas.
Desburocratizar as ações de criação de novos negócios, ampliando a oferta de novos empregos.
Estimular os Micro Empreendedores Individuais.
Implementar programa de acesso ao primeiro emprego aos jovens.
Estimular a retomada de eventos, feiras e congressos a Blumenau, recuperando o destaque que Blumenau já foi nesse segmento.
Ampliar as ações permanentes de promoção do turismo na cidade.
Manter e ampliar as ações de rotas comerciais, permitindo que o turismo de lazer e negócios seja um destaque na nossa cidade em conjunto com as demais cidades da região.
Desenvolver a Grife Blumenau Digital, implementando serviços digitais da prefeitura e valorizando ações de tecnologia em toda a cidade.
Tornar a cidade atrativa para eventos digitais e desta natureza.
Ampliar ações de formação profissional em tecnologia, ampliando vagas do Entra 21 e promovendo espaços de desenvolvimento de ideias nas escolas públicas.
Promover ações de desenvolvimento da agricultura familiar.
Implementar projetos que promovam o comércio e os serviços nos bairros.
Mário Hildebrandt (Podemos)
Revisar e atualizar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Blumenau (PEDEM) em conjunto com conselhos, entidades representativas, lideranças e universidades.
Promover o Centro de Inovação como o hub de conexões entre empresas, governos e universidades na geração, fomento e estímulo a projetos inovadores aos diversos segmentos econômicos.
Implementar o DISTRITO DA INOVAÇÃO como área urbana com espaços modernos e concentração estratégica de atividades intensivas em conhecimento e geração de experiências inovadoras.
Criar fórum permanente com foco em tecnologia e inovação, estimulando a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação, inclusive por meio de parceria com instituições de ensino superior.
Criar prêmio para empresas inovadoras em práticas de produção, gestão e vendas.
Promover a atração de empresas e talentos por meio da divulgação do bom ambiente de negócios e oferta de cultura, educação e serviços públicos de excelência.
Estimular a criação de novos negócios facilitados pela implementação da Praça Digital, com todos os processos on-line.
Promover o empreendedorismo nas escolas por meio de metodologias ativas de engajamento de estudantes em temáticas como finanças, planejamento familiar e empreendedorismo.
Fornecer capacitações em larga escala para aceleração de negócios, geração de renda e melhoria da empregabilidade da população em parceria com organizações privadas e do terceiro setor.
Estruturar programa de aceleração de MEIs e MPEs, capacitando e potencializando-os para promover desenvolvimento de negócios no município.
Incentivar o comércio local e a geração de renda para pequenos empreendedores
por meio das feiras setoriais por bairro.
Promover a concessão da Área Azul, estacionamento rotativo, a fim de aperfeiçoar o sistema rotativo de vagas de estacionamento na cidade, especialmente em áreas com grande atividade comercial.
Ampliar a oferta de crédito para abertura, manutenção e ampliação de novos negócios no município.
Ampliar programas voltados à defesa dos direitos do consumidor nos bairros.
Facilitar o acesso e agilizar o atendimento de demandas dos consumidores por meio de tecnologia.
Atrair e fortalecer a indústria de tecnologia de ponta no ecossistema local.
Criar distrito industrial e tecnológico às margens da SC-108 e da Penitenciária Industrial de Blumenau.
Incentivar a aplicação de boas práticas de desenvolvimento sustentável no meio industrial e comercial.
Estabelecer legislação fiscal de incentivo à instalação de indústrias de médio e grande porte, visando à sustentabilidade do potencial econômico local e a geração de novos empregos.
Destinar parte dos impostos arrecadados com o setor para projetos de apoio à inovação.
Fortalecer a cadeia produtiva têxtil e de confecção.
Mário Kato (PCdoB)
Implantação de projeto de desenvolvimento sustentado por uma rede produtiva de serviços ligados a diversos setores, considerando diversas escalas e arranjos econômicos, estimulando as grandes, médias e pequenas empresas, assim como os empreendimentos da economia solidária e economia criativa.
Parceria com as Universidades, o Centro de Inovação de Blumenau (CIB), encampando este e lançar o Distrito de Inovação de Blumenau, projeto estratégico apresentado pela Furb.
Implantação de projeto para o desenvolvimento descentralizado da cidade, através do associativismo de micro e pequenas empresas, priorizando o desenvolvimento dos bairros.
Incentivo à produção alimentar, para atender a toda a cadeia de produção, comercialização e consumo da alimentação orgânica, vegetariana e vegana.
Fomentar o empreendedorismo amplo através da economia criativa, cooperativas populares, empreendedorismo social feminino, entre outros.
Desenvolvimento e fortalecimento de cadeia produtiva do setor Saúde da produção de produtos, comércio e prestação de serviços.
Desenvolvimento e fortalecimento de cadeia produtiva do setor de Tecnologia de Informação da produção de produtos, comércio e prestação de serviços.
Desenvolvimento com as parcerias com sistema 5S com intuído de qualificação profissional dos trabalhadores, ampliando o acesso a emprego e renda.
Criação de Instituto de Pesquisa, Planejamento e Projetos subordinado ao gabinete do Prefeito para subsidiar, propor e orientar a ordenação e reordenação da cidade de forma permanente, sendo o núcleo central para todas as políticas sociais, econômicas, ambientais e demais dimensões e assim abranger a Agenda 2030 proposta pela ONU. Esse instituto deve e pode ser composto pelos mais diversos grupos de pesquisa e estudo da Universidade e sociedade civil.
Fortalecer o mercado de trabalho de mulheres e homens trans através de empresas com incentivo para contratação.
Geração de renda e assistência à família (geração de trabalho para cuidadoras nos projetos Casa da família, Abrigos e outras).
Criar portfólios de serviços de apoio às políticas públicas e divulga-los.
Criar uma associação de Cabeleireiras e Manicures para custo mais baixo para a comunidade.
Abrir espaço para outras empresas explorar outras habilidades e expertises da cidade, diversificando os espaços de trabalho.
Estimular e criar Cooperativas de trabalhadores em diversas áreas, como, agricultura orgânica, costureiras, serviços gerais, reciclagem, com apoio e referencial da Incubadora Tecnológica de Cooperativas.
Populares da Universidade de Blumenau (ITCP/FURB).
Isenção de taxa para abertura de novas empresas.
Criação de programa de construção de muros e contenções de encostas na forma de mutirões e/ou cooperativas de trabalho.
Aprimorar e estruturar a rede de trabalhadores ambulantes, auxiliando na realização de suas atividades de trabalho.
Odair Tramontin (Novo)
Criar um ecossistema de inovação com participação das empresas, das universidades e do poder público, aprimorando o ambiente de negócios e utilizando o conhecimento das entidades empresarias, contadores e advogados.
Estabelecer garantias legais para a proteção da livre iniciativa e do livre exercício da atividade econômica.
Buscar atrair grandes empresas, especialmente na área de tecnologia, aproveitando o potencial da cidade nessa área.
Integrar processos para poupar o cidadão de peregrinações por repartições públicas.
Estabelecer prazos para a análise de projetos protocolados perante os órgãos municipais.
Formalizar diretrizes de fiscalização que priorizem a orientação ao invés da punição, principalmente para atividades de baixo risco.
Ricardo Alba (PSL)
Tratar o desenvolvimento econômico como prioridade da administração pública, como forma efetiva de aumentar a oferta de emprego e renda e, consequentemente, potencializar o desenvolvimento social.
Facilitar a regulamentação de micro e pequenas empresas, assim como dos micro empreendedores individuais, nas mais variadas faixas de atuação no município, a fim de criar oportunidades e apoiar o empreendedorismo.
Incentivar a retomada econômica pós-pandemia através de programas especiais que auxiliem o micro e pequeno empresário, assim como o micro-empreendedor individual, e facilitem sua recuperação e manutenção de seus negócios.
Detectar segmentos e empresas que possuam potencial de interesse público para possíveis parcerias público-privadas.
Ampliar a qualificação de jovens aprendizes, celebrando convênios com instituições governamentais e não-governamentais das esferas estadual e federal.
Fomentar a implantação de Políticas de Incentivo ao emprego e Micro Crédito aos microempresários, microempreendedores individuais e profissionais autônomos.
Implantar soluções inovadoras na linha das smart citys, como forma de melhorar a vidas das pessoas nos bairros e na cidade como um todo.
Efetivar o desenvolvimento econômico sustentável, baseado em alta tecnologia e inovação, como prioridade para a busca de mais emprego e renda e melhor qualidade de vida da população.
Estimular empresas de tecnologia favorecendo a atividade de inovação, oferecendo incentivos e buscando parcerias com entidades governamentais, nacionais e internacionais.
Incentivar a criação de aplicativos para smartphones, como forma de incrementar o viés da indústria da inovação.
Incentivar a criação de produtos tecnológicos inteligentes para utilização nos equipamentos públicos, incrementando a indústria da inovação e favorecendo diretamente a população.
Apresentar parcerias para um centro público de ensino relacionado ao mundo das “Startup”, empresas de investimentos em mercados variáveis e empresas de prestação de serviços virtuais com o intuito de formar mão-de-obra para os mercados em ascendência na economia mundial.
Implantar noções de cultura empreendedora nas escolas públicas, potencializando-a nas atividades de contraturno escolar.
Incentivar a cultura empreendedora entre os jovens e adolescentes, através de programas e atividades específicas, em consonância com o setor de Assuntos da Juventude e outras estruturas de governo.
Incentivar a criação de projeto que possibilite, através da junção de entidades que apoiam o empreendedorismo, acompanhamento e consultoria que viabilizem os passos iniciais de novos empreendedores para a efetivação de seus negócios.
Wanderlei Laureth (Avante)
Criar um plano de desenvolvimento municipal para auxiliar a identificação da situação atual do município, diagnosticar a necessidade do setor para criar politica pública / formular estratégias de desenvolvimento.
Implantar políticas de desenvolvimento voltadas para pequenos negócios, implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Nomear, capacitar e incentivar o AD (Agentes de Desenvolvimento, que tem a missão de inserir, no cotidiano, os benefícios da legislação).
Dar preferência aos pequenos negócios nas compras da prefeitura; comprar a merenda escolar de agricultores familiares locais.
Aderir à Rede simples para simplificar o registro e a legalização de empresas e negócios.
Promover a sustentabilidade pela participação dos pequenos negócios nas compras públicas.
Considerar três dimensões: da sustentabilidade, da econômica, da ambiental e social. Com ela, o negócio tem lucro, o meio ambiente é respeitado e traz benefícios à comunidade. Atualizar o cadastro de fornecedores locais; cumprir os compromissos assumidos, pagando em dia.
Aplicar os dispositivos da Lei Geral nas compras municipais.
Desenvolver licitações e negócios sustentáveis no município; dar preferencia aos produtos e serviços locais; e, por fim, utilizar dispensa de licitação exclusiva aos pequenos negócios.
Dar acesso ao crédito aos pequenos negócios para fazer o dinheiro girar, facilitar a formalização para pedido ao crédito.
Articular e facilitar a oferta de linhas de crédito.
Estimular a criação de sociedade de garantia de crédito.
Atrair agentes financeiros para o município; conhecer as políticas de acesso ao crédito.
Instituir o fundo municipal para Apoio ao Empreendedorismo; promover o acesso orientado ao microcrédito.
Apoiar o acesso ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que terá variadas linhas acessíveis de crédito.
Articular e monitorar o acesso ao crédito rural. Expandir as políticas voltadas para o microempreendedor individual, que mapeia a informalidade; incentiva a formalização consciente.
Capacita e orienta sobre a oportunidade de negócios; organiza a utilização dos espaços públicos.
Promove e destina licitações ao MEI.
Organiza um portfólio dos MEI cadastrados no município.
Fomentar a inclusão produtiva com segurança sanitária, coibir a criação de taxas e outros tributos não previstos na Lei Geral e oferece serviços ao MEI nas estruturas de assistência social em parceria com a PROMEI.
Fortalecer empreendedores da indústria, viabilizar áreas, distritos e condomínios industriais.
Melhorar a logística do município.
Facilitar os licenciamentos.
Avaliar a concessão de benefícios para atrair investimentos.
Promover o acesso à inovação.
Apoiar e fortalecer a presença de empresas do ramo.
Estimular a criação de indústrias ligadas à vocação local.
Criar incentivos para pequenas indústrias.
Estruturar programas para melhoria da produtividade.
Incentivar a integração da indústria com o setor de serviços.