Empresa concede parecer favorável a construção de heliponto no Hospital Santo Antônio

Após estudos, empresa Easyaga confirmou aprovação do projeto

O Hospital Santo Antônio informou nesta quinta-feira, 29, que a empresa responsável por realizar as pesquisas de viabilidade para instalação de um heliponto na unidade emitiu um parecer favorável a construção do projeto.

A empresa Easyaga havia sido escolhida para realizar o estudo com base nas normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aos arredores do HSA para verificar a possibilidade do projeto no local.

A obra começou a ser estruturada durante uma reunião do Conselho Municipal de Saúde em 2017, onde o hospital apresentou a dificuldade no transporte de pacientes do Arcanjo 3 até o a unidade.

Atualmente, por não possuir heliponto, o helicóptero aterrissa a 800 metros do hospital, onde a vítima é transferida para uma ambulância dos bombeiros, que finaliza o trajeto. Pela distância do percurso, nem sempre a viatura consegue chegar no local de encontro, obrigando a aeronave a esperar. Além disso, o caminho é dificultado pelo tráfego intenso.

O helicóptero atende toda a região norte de Santa Catarina, com uma densidade populacional de aproximadamente 2 milhões de pessoas. Durante o verão, o movimento de turistas aumenta muito as solicitações de socorro no mar e em acidentes rodoviários.

A demora no resgate de vítimas de acidentes, sejam crianças, pais ou mães ou mesmo idosos, pode representar a diferença entre a vida e a morte.

“A partir daquele momento, engenheiros, pilotos do Helicóptero Arcanjo e lideranças locais aceitaram o desafio e se organizaram em um grupo para a edificação do heliponto do Hospital Santo Antônio. Então demos início a estruturação do projeto”, diz Jorge José Cenci, Presidente do Conselho Curador do Hospital Santo Antônio.

Segundo o divulgado, até o momento não existe uma data específica para inauguração do novo espaço, mas as obras não devem ultrapassar três anos.

Finanças

Pelo projeto ainda estar em fase inicial, ele ainda não conta com valores ou origem dos recursos definida. Porém, ele já está sendo apresentado informalmente ao Secretário Estadual de Saúde, Secretário Municipal de Saúde, ao Prefeito Mário Hildebrandt e sua vice, Maria Regina.

Conforme o caminhar das obras, todos esses valores devem ser analisados e definidos.

Realização do estudo

Para a análise do estudo, a Easyaga levou em consideração a topografia da região no entorno da unidade hospitalar, em uma raio de 1.220m de distância, com uma análise dos obstáculos naturais ou artificiais existentes.

Também foram desenvolvidas a operacionalidade, de acordo com as exigências da Anac e do Decea, e um desenho que envolva as dificuldades encontradas e que leve em consideração as superfícies de aproximação.

Ao fim do estudo, a empresa concedeu um parecer favorável a instalação do projeto.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo