Mas há poucos meses essa situação vem sendo evitada por muita gente, por conta de uma tecnologia utilizada na E uropa, mas ainda muito recente no Brasil: o gás traçador.
Ele consiste em colocar um gás especial no encanamento, fazendo com que, assim como a água, ele vaze onde está o problema. E essa técnica diferenciada é realizada em Blumenau pela Servimar Tecnologia em Vazamentos.
Ela foi criada em 2022 pelo italiano Luca Maccarri, que já realizava o serviço na Espanha. Trazendo a tecnologia europeia para Blumenau, ele abriu a empresa e até o momento, tem índice de 100% na resolução dos problemas de encanamento.
“Os dados apontam que essa tecnologia tem mais de 90% de efetividade para encontrar os vazamentos. Mas vou te falar, comigo até o momento é de 100%. Em todos os serviços conseguimos localizar o problema e não precisamos refazer todo o encanamento”, explica.
Além do gás traçador, a empresa também atua com o c orrelador, outra tecnologia inovadora e que serve para medir a velocidade de som dentro dos encanamentos, sendo mais utilizada em grandes obras.
Os serviços da Servimar incluem caça vazamento de água, caça vazamento em piscina, caça vazamento em esgoto, localização de tubos, inspeção de tubulações, localização de infiltrações e reparo de vazamentos. Todos os trabalhos são realizados com tecnologias que evitam grandes manutenções e laudos profissionais.
Entre os mecanismos disponíveis para a detecção de vazamentos de água estão geofones, gás traçador, correlacionadores e câmeras térmicas. Confira exemplos no site da empresa neste link.