X
X

Buscar

Empresa de Blumenau vence o “Oscar” do design mundial

Cerimônia de premiação vai acontecer no dia 29 de abril

A Maski, empresa de revestimentos de Blumenau, alcançou um marco histórico ao ser premiada no iF Design Award, considerado o “Oscar” do design mundial. O reconhecimento veio após competir na categoria produto (Têxtil, Paredes e Chão) com mais de 11 mil projetos de marcas renomadas como Apple e Ferrari.

A cerimônia de premiação está agendada para acontecer no dia 29 de abril, em Berlim, na Alemanha. A Maski estará presente para receber o prêmio.

Esse é o primeiro prêmio internacional da Maski. Em 2016, em Londres, a empresa foi finalista no Surface Design Awards.

“Ganhei meu primeiro prêmio de design em 2012 e lembro exatamente da sensação de pensar: esse será o primeiro de muitos, um dia vou conquistar o iF Design. Durante esses 12 anos, conquistei outros 5 prêmios nesta área e agora, com o iF, tenho uma sensação mista de dever cumprido mas também, de um amadurecimento muito grande em relação aos meus sonhos. Acho que os prêmios são importantes e uma grande fonte de validação do nosso trabalho, mas mais importante, é o impacto que a gente deixa no percurso, na vida das pessoas e no meio ambiente”, comenta Aline Siemenskoski, arquiteta que criou o design do produto.

Produto premiado no “Oscar” do Design

O produto premiado é o Cobogó Lança. O design foi feito pela Aline Siemenskoski. O Cobogó Lança é um elemento vazado inovador que utiliza resíduos têxteis industriais e urbanos 100% reciclados. O produto possibilita a personalização por meio da pintura com diferentes tipos de tintas.

“O design do Cobogó Lança foi desenvolvido ainda em 2017. Sempre acreditei que a construção civil necessita de uma renovação profunda em sua forma de desenvolver produtos e lidar com seus impactos socioambientais negativos tão iminentes. Desde lá, busco soluções e materiais que promovam mudanças efetivas neste padrão que extrai recursos e descarta de acordo”, ressalta Aline.

Divulgação

História da Maski

A empresa foi fundada em 2003 pelo engenheiro civil Maicon Siemenskoski e com o apoio das irmãs Aline e Alessandra. O empreendmento surgiu para atender à crescente demanda por pisos de concreto em Blumenau.

No entanto, em 2007, Maicon morreu em um acidente de carro aos 30 anos. Apesar da perda, a empresa conseguiu superar as adversidades e manter suas atividades. Com a morte de Maicon, a empresa foi reformulada e teve o nome mudado para Maski, em homenagem ao Maicon Siemenskoski.

Em 2022, a Maski foi adquirida pela Betonart SC, uma empresa fundada no Rio Grande do Sul com 19 anos de história. Com a união das marcas nasceu a Vale Europeu Concretos que tem as marcas Betonart e Maski, administrada por Maicon Menzen.

Prêmios nacionais da Maski

  • (2012) Menção Honrosa no 26º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, categoria Equipamentos de Construção;
  • (2013) 2° lugar no Prêmio Nacional de Inovação, categoria Projeto de Inovação Tecnológica;
  • (2013) Prêmio Nacional de Inovação, que reconhece os esforços de inovação de empresas brasileiras. A Maski venceu entre 981 inscrições pelo desenvolvimento de nosso processo inovador e sustentável de produtos;
  • (2014) Finalista no Prêmio Design Catarina, categoria Superfícies e Acabamentos;
  • (2017) Menção Honrosa no 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, categoria Equipamentos de Construção;
  • (2018) Bronze no Brasil Design Awards, categoria Construção;
  • (2021) Prata no 34º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, categoria Equipamentos de Construção.

Leia também:
1. Obras de dragagem do rio Itajaí-Açu para minimizar impactos de enchentes devem iniciar em maio no Vale do Itajaí
2. Chegada de frente fria em Santa Catarina pode provocar chuvas e mudança de temperaturas, afirma Defesa Civil
3. Alunos de colégio militar ajudam mulher que estava passando mal no Centro de Blumenau
4. Greve de professores estaduais deve continuar até que governo apresente nova proposta, afirma Sinte-SC
5. Jovem que mantinha cadela amarrada em árvore é preso em Indaial


Veja agora mesmo!

Conheça o morador de Blumenau que já jogou no Metro, Vasco e até na Suíça: