Era janeiro de 2013 quando Vilmar Massaneiro Junior deixou cair no chão o smartphone novinho, que havia comprado há menos de 30 dias. A decepção era enorme, o vidro havia se transformado num verdadeiro mosaico. Porém, apesar do impacto, incrivelmente o telefone continuava funcionando: imagem, toque, tudo.
Todo mundo conhece alguém que teve o desgosto de um acidente assim. No caso de Vilmar, no entanto, aquela dor de cabeça provocaria uma reviravolta em sua vida profissional. Naquele smartphone quebrado estava a origem da Broken Toy Celulares & Tablets, uma empresa pioneira que vem transformando Blumenau em referência no segmento de recuperação de telas originais.
Na esperança de economizar, Vilmar queria uma “troca de vidro”. Fez buscas num raio de 200 quilômetros de distância, mas a resposta era sempre a mesma: a tela inteira deveria ser substituída. Trocar só o vidro estilhaçado? Impossível. Ou seja, peças em bom estado e funcionando eram descartadas.
Inconformado, Vilmar resolveu importar da China o vidro daquele aparelho. Mas não encontrou profissionais que estivessem habilitados a fazer o conserto. Meses depois, com fragmentos da tela já caindo, rendeu-se. Entregou o smartphone a uma assistência e trocou a tela inteira. Mas o episódio o deixou ressabiado: sabia que aquela não poderia ser a única solução para um problema tão comum.
Tempos depois, comprou um aparelho quebrado e importou uma tela completa para tentar fazer a montagem. Muitas horas de trabalho e tutoriais depois, o celular foi reparado com sucesso. E já que estava inteiro, foi possível vendê-lo. Vilmar percebeu ali que aquela atividade poderia ser lucrativa.
Desbravando um mundo novo
Em julho de 2014, Vilmar conseguiu pela primeira vez separar o vidro de um LCD sem que perdesse as funções. Ali começava uma nova fase. O que era um complemento de renda logo igualaria o salário de vendedor de sistemas.
Sem experiência como empreendedor e com o tempo dividido entre o hobby dos celulares e o cotidiano profissional, era a hora de tomar uma decisão. No hobby tudo era novidade, algumas técnicas estavam sendo inventadas, as ferramentas em desenvolvimento, um novo mundo se desenhava.
Mudança de carreira feita, em outubro de 2015 o empresário começou a viajar a São Paulo atrás de fornecedores, técnicas e equipamentos. Foi quando encontrou aquilo que procurava o fatídico janeiro de 2013: um laboratório de recondicionamento de telas originais de smartphones. Já não seria necessário descartar uma tela funcionando porque o vidro quebrara.
O próximo passo era o endereço próprio. No início de 2016, Vilmar e a esposa, Néli, alugaram uma sala no Centro Comercial Fortaleza. Não tardou para que a Broken Toy ficasse conhecida em Blumenau e região. Telas estilhaçadas surgiam de diversos bairros e cidades vizinhas dia após dia. Além das telas de iPhone, a Broken Toy também recupera modelos Samsung e LG.
A essa altura, Vilmar havia aperfeiçoado a técnica: não se tratava mais de uma simples troca de vidro. Ele passou a dominar a estrutura de construção das peças, o que elevou a qualidade do serviço. Nas viagens a São Paulo conheceu a Ocamaster Brasil, empresa que importa máquinas apropriadas ao trabalho de recondicionamento. A sala comercial em Blumenau passou a abrigar um laboratório.
Quem sai da Broken Toy com um smartphone recuperado leva pra casa um aparelho padrão original de fábrica. Ou seja, sem aumentar consumo de bateria, modificar cores de imagem, velocidade ou consistência de toque na tela. A recuperação preserva 100% das características originais do aparelho.
Representação no Sul do Brasil
A Broken Toy foi a quarta cliente da Ocamaster Brasil. O laboratório de Blumenau é um dos primeiros do país. Esse pioneirismo atraiu a atenção de empresas país afora. Vilmar Massaneiro Junior descobriu um mercado a ser expandido.
Desde setembro deste ano, é representante da distribuidora para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O conhecimento adquirido ao longo de cinco anos está agora a serviço de outros lojistas e assistências técnicas.
O mesmo conhecimento é compartilhado com profissionais de todo o Brasil, que passam temporadas em Blumenau apreendendo a recuperar smartphones na Broken Toy. A procura é tamanha que Vilmar está investindo na ampliação da sede, na Fortaleza. O mezanino ganhará uma verdadeira sala de aula, que vai comportar a instrução a outros profissionais.
Cinco anos depois do smartphone que caiu no chão, Vilmar e a Broken Toy transformaram um serviço made in Blumenau em referência no segmento. Se você tem um aparelho quebrado ou é lojista e profissional do ramo, conheça as técnicas e a qualidade do serviço da empresa blumenauense.
Conheça a Broken Toy
(47) 99942-4439
Clique aqui para acessar página da empresa