Empresa desiste de investir no parque Ramiro Ruediger, em Blumenau

Em nota, Villard Empreendimentos Imobiliários menciona "reações radicais à implantação da ideia"

Empresa desiste de investir no parque Ramiro Ruediger, em Blumenau

Em nota, Villard Empreendimentos Imobiliários menciona "reações radicais à implantação da ideia"

Redação

A Villard Empreendimentos Imobiliários desistiu do projeto de reformulação do Parque Ramiro Ruediger, apresentado um mês atrás. Em comunicado distribuído nesta sexta-feira, 23, a empresa disse que “declina de levar o projeto adiante, dando por encerradas as tratativas em relação ao assunto”.

Na nota, a empresa menciona “reações radicais à implantação da ideia, algumas com críticas ao projeto que sequer havia sido discutido e/ou detalhado de forma mínima”. Diz que a prefeitura de Blumenau “recepcionou a proposta e deu à mesma a devida atenção e celeridade na apreciação”, mas informa que vai procurar alternativas de projetos “de mesma natureza já em andamento em outras cidades brasileiras e mesmo fora do Brasil”.

Villard Empreendimentos Imobiliários é, na verdade, a razão social da Beluga Estruturadora de Negócios, que tem sede em Balneário Camboriú. Em Blumenau, a Beluga é responsável pela construção de um hotel da rede Intercity na Via Expressa. Porém, no processo envolvendo o Ramiro, a empresa apresentou-se usando a razão social.

Parque das Itoupavas

O empresário que quiser se candidatar para a vencer a concessão de administração do parque Ramiro Ruediger também terá que investir no Parque das Itoupavas. A informação partiu do presidente da Vila Germânica, Ricardo Stodieck, nesta quinta-feira, 22. Ele informou que a prefeitura está elaborando um modelo de projeto que seja aplicado nos dois locais de lazer.

Do projeto apresentado previamente pela Villard, Stodieck afirma que muitas das sugestões estão aprovadas. Dentre elas, o modelo de sustentabilidade econômica, ter mais sombra para brinquedos de crianças, a mudança dos pisos das quadras de areia, apropriação da academia, entre outros.

Processo vai continuar, diz Vila Germânica

O secretário de Turismo e presidente do parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, afirmou que a decisão da empresa não muda a forma como a questão vem sendo conduzida pelo município.

“Nós vamos continuar estudando um modelo que seja bom para todos: os usuários dos parques e também para o setor privado. Vamos achar o equilíbrio”.

Stodieck também demonstrou surpresa com a decisão anunciada pela Villard nesta sexta-feira.

“Ontem (quinta) à noite a empresa manifestou integral apoio ao modelo e inclusive se colocando à disposição para continuar, mesmo sendo com espaços ampliados (incluindo o parque das Itoupavas). Em menos de 12 horas, a Villard mudou o posicionamento dela”.

A íntegra da nota

A VILLARD EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. apresentou ao Município de Blumenau, em fevereiro do corrente ano, uma proposta de “Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI” para execução de Projeto de Revitalização e Modernização do Parque Ramiro Ruediger, com uma sugestão indicativa de melhorias na estrutura e oferta de novos serviços e mecanismos de segurança e lazer. A ideia central foi de manter absolutamente inalterada a condição do parque seguir sendo incondicionalmente, um espaço público.

O Município recepcionou a proposta e deu à mesma a devida atenção e celeridade na apreciação. No transcurso destes entendimentos preliminares ocorreram reações radicais à implantação da ideia, algumas com críticas ao projeto que sequer havia sido discutido e/ou detalhado de forma mínima.

O Município, por sua vez, no exercício de seu dever de zelar pelo interesse público, acenou com a necessidade de ampliação de algumas estruturas àquelas inicialmente conjecturadas pela ideia inicial, o que alteraria significativamente o volume de investimentos necessários para execução do projeto. O Município, também, sugeriu, para dar sequência às tratativas, a realização de outros investimentos em outros espaços públicos da cidade.

Diante deste cenário, a VILLARD EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. agradece, sensibilizada, a atenção e o apoio que recebeu de significativa parcela da população, das entidades e das autoridades do Município de Blumenau, mas declina de levar o projeto adiante, dando por encerradas as tratativas em relação ao assunto.

Comunica, outrossim, que segue buscando seus objetivos empresariais, com o desenvolvimento de projetos de mesma natureza já em andamento em outras cidades brasileiras e mesmo fora do Brasil.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo