Empresa é contratada para escoramento e proteção da fachada de imóveis atingidos por incêndio em Blumenau
Chamas atingiram edifício na quinta-feira, 23
Atendendo a determinação da perícia realizada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, a Província Católica realizou a contratação da empresa que realizará o escoramento e proteção da fachada frontal dos imóveis atingidos pelo grande incêndio no Centro de Blumenau na última quinta-feira, 23.
A operação tem início na próxima segunda-feira, dia 27, no período da manhã. A Defesa Civil fará o monitoramento da ação.
O incêndio
A equipe dos bombeiros atuou no combate às chamas e rescaldo durante sete horas. De acordo com o relatório, os bombeiros conseguiram confinar o fogo num espaço restrito de aproximadamente 50 metros de largura, evitando que as chamas se alastrassem pelos demais imóveis vizinhos. O trabalho coordenado chegou a ter oito linhas de ataque simultâneas em determinado momento da operação, tanto pela rua XV de Novembro quanto pelo pátio da Igreja Matriz.
As lojas destruídas pelas chamas foram a Mundo Lolita – voltada para a moda feminina -; a Claro; a Janfer Sport – voltada para moda fitness e praia -; o Mini Café Mami; as Malhas Crispim; a Lotérica Estrela de Ouro; D’Ela Makeup – voltada para o ramo de maquiagem – e a Vanilla – moda feminina e trajes típicos alemães.
Durante o combate, as equipes encontraram várias dificuldades para controlar o fogo, em especial a alta carga de incêndio do local, em razão da grande quantidade de roupas estocadas. Além disso, em razão da fragilidade da estrutura histórica, havia um claro risco de colapso estrutural, o que impediu a ação dos bombeiros no interior da edificação. Por isso todas as ações foram efetuadas pelo lado de fora do imóvel.
O trabalho reuniu 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários, de quartéis de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial. Além disso, os bombeiros também contaram com apoio de efetivo do Samae, da Defesa Civil, da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Trânsito e de brigadistas de edificações vizinhas.
Ao todo, 14 viaturas de bombeiros atuaram na ocorrência, apoiadas por quatro caminhões-pipa do Samae e um caminhão-pipa da empresa Schroeder & Schmidt, de Indaial. Estima-se que essas viaturas utilizaram aproximadamente 250 mil litros de água para extinção completa das chamas e rescaldo.
Leia também os destaques da semana:
1. Conheça fisiculturista blumenauense que participará de uma das maiores competições do mundo, o Arnold Ohio
2. Moradora de Blumenau ganha bolsa de estudos na Broadway e faz campanha para pagar viagem
3. Saiba qual será o valor da tarifa de ônibus em Blumenau em 2025
4. Histórico: saiba o que presidiário blumenauense escreveu em papel higiênico localizado quase 90 anos depois
5. Entenda atraso e nova previsão de entrega da ponte na rua 7 de Setembro, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: