X
X

Buscar

Empresa fechada e comida estragando: moradores de Blumenau relatam problemas pela falta de energia desde terça-feira

Família isolada por suspeita de coronavírus está sem energia há quatro dias

A tempestade registrada na terça-feira, 30, em Santa Catarina, devido a influência de um ciclone extratropical, ainda vem causando prejuízos para moradores de Blumenau. Um deles é a falta de energia elétrica há três dias, causando problemas ainda maiores em algumas situações.

Um desses casos mais complicados é de Israel Lucas da Silva, de 31 anos, morador da rua da Figueira, no bairro Velha Grande. Atualmente desempregado, o homem está com a família – esposa e sogra – dentro de casa, isolados, pois estão com suspeita da Covid-19.

“Eu fiz o teste na segunda-feira, 29, e ainda to esperando o resultado. Mas mandaram que todo mundo aqui em casa ficasse isolado. Mas aí no dia seguinte já caiu energia e não voltou mais. Comida estragando, celular com 2% de bateria. Situação tá difícil”, relatou Israel.

Ele ainda lembrou de vizinhos que também estão passando por situações complicadas, como pessoas com comorbidades e que precisam de tratamentos, mas que estão prejudicados pela situação atual.

Além dos moradores da rua da Figueira, outras diversas comunidades na região do bairro Velha também seguem sem energia. Há relatos de problemas nas ruas Ribeirão Gebien, Herman Barthel, Reinoldo Gutz, Rua José Pavlak, rua Inês Radavell, Alvin Resne, Ademir Tomaz, entre outras.

Empresa fechada e prejuízo acumulando

Os prejuízos causados pela falta de energia não se resumem a comida estragando na geladeira desligada ou impossibilidades de utilizar os aparelhos eletrônicos. Maiara Xavier de Moraes é uma das três funcionárias de uma talharia de roupas localizada na rua Reinoldo Ehmke, na Itoupava Central.

Ela conta que metade da rua está sem energia elétrica desde a terça-feira, e por isso, a empresa, que é do sogro, não está funcionando, causando um prejuízo de cerca de R$ 1 mil por dia.

Outros comércios e vizinhos também estão passando pela mesma situação, sem ter o retorno positivo da Celesc, “o atendimento é péssimo”, afirmou Maiara.

O que diz a Celesc

De acordo com dados da Celesc – consultado às 9h45 -, 5.021 unidades consumidoras em Blumenau estão sem energia nesta sexta-feira, 3, sendo 25 bairros atingidos.

Por meio de assessoria de imprensa, em resposta às solicitações dos moradores, a Celesc informou que possuem áreas que os trabalhadores da empresa têm muita dificuldade, mas que as equipes estão indo para todos os locais chamados e seguem trabalhando, até durante as noites, para reduzir o número de unidades sem energia na cidade.

Porém, não conseguiram assegurar prazos para o retorno da normalidade.