Empresa que irá criar museu em Blumenau possui o maior acervo do futebol das Américas; veja fotos

São mais de 40 mil itens que contam a história do esporte no mundo inteiro

Foi definida na manhã desta sexta-feira, 29, a empresa vencedora da licitação para a criação do Museu do Futebol de Blumenau. A Soto Heritage, em parceria com o Instituto Cultural Soto, apresentou proposta única e será a responsável pela nova atração turística da cidade.

A empresa destaca que quer tornar o museu blumenauense num centro de referência internacional para a memória do segmento, preservando e protegendo o patrimônio material e imaterial, e trazendo à cidade o maior acervo de futebol das Américas. Veja a galeria de fotos no fim da reportagem.

“Em breve teremos este Museu, que com toda certeza vai atrair mais turistas para Blumenau, além de ser uma grande atração para os blumenauenses”, afirmou o secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel.

O novo museu ficará no piso inferior do Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, ao lado da Vila Germânica. Ao todo serão 3.500 metros disponíveis para utilização. Este novo espaço, além de rico acervo histórico de futebol e eventualmente com itens relacionados aos outros esportes, contará também com “sport bar”, cafeteria e loja de produtos correlatos para os amantes do esporte em geral.

“O mundo vai conhecer Blumenau também pelo Museu do Futebol. Além disso, ele terá papel importante para gerar ainda mais atratividade para a Vila Germânica, aumentando o tempo de permanência do visitante no complexo turístico que é casa da Oktoberfest Blumenau e já atrai milhares de pessoas durante todo o ano”, afirmou e comemorou o prefeito Mário Hildebrandt.

Maior acervo das Américas

Segundo a empresa vencedora da licitação, o Museu vai contemplar todas as competições internacionais de futebol, por meio dos mais de 40 mil itens, que formam o maior acervo de futebol das Américas. 

Entre outros itens, todo acervo de Paulo Machado de Carvalho, o “Marechal da Vitória”, comunicador e empresário (fundador da TV Record) que chefiou as delegações do Brasil no bicampeonato mundial em 58 e 62 e que dá nome ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, estará em Blumenau.

O curador do museu, Jules Soto, destaca que com a implementação deste Museu vão colocar Blumenau no mapa dos principais museus do mundo relacionados ao esporte. “Apresentaremos peças únicas de todas as Copas do Mundo, além de Olímpiadas, Eurocopa e Copa América, que é a mais antiga competição de seleções do mundo. Será uma atração de nível internacional, tornando a cidade referência”, completa.

A valorização do esporte regional também será um dos pilares do novo museu, segundo Soto. “Queremos com este empreendimento despertar o interesse do empresariado ao fomento e valorização do esporte, trabalhando também junto aos estudantes nas escolas públicas e privadas. É uma mudança de conceito, contribuindo para que Blumenau seja expoente no esporte como um todo” diz.

No museu também serão desenvolvidos eventos relacionados ao esporte, como palestras e competições, entre outros. Como destaque o primeiro Congresso de Museus de Futebol da FIFA que terá Blumenau como casa.

“Para outubro, um mês que antecede a Copa do Catar, já queremos estar com a exposição das Copas montada, para que os visitantes da Oktoberfest já tenham mais este espaço para visitação. Vamos criar algo também com foco no futebol alemão, fazendo a relação com a cultura alemã de Blumenau e o esporte mais popular do Mundo”, destaca.

Galeria de fotos:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo