X
X

Buscar

Empresa que lidera disputa pela ponte do Centro desistiu de outra obra em Blumenau

Salver Engenharia também havia apresentado a menor proposta para a travessia do ribeirão Garcia, no Centro Histórico

A empreiteira que apresentou a menor proposta de preço para construir a nova ponte sobre o rio Itajaí-Açu, no Centro, já desistiu de outro projeto blumenauense. A Salver Construtora e Incorporadora venceu a licitação para construir uma ponte sobre o ribeirão Garcia, no Centro Histórico, mas desistiu do trabalho antes mesmo de começar, no fim de dezembro.

A Salver alegou à época que havia divergências entre a planilha orçamentária e as etapas para execução dos trabalhos. Como as outras duas concorrentes haviam sido desqualificadas, a prefeitura teve de cancelar a concorrência para iniciar outra neste ano.

A ponte do Centro Histórico ligaria a rua XV de Novembro, em frente ao Mausoléu Dr. Blumenau, até o início da Beira-Rio.

Valor 40% menor

Nesta quarta-feira, 20, o envelope da Salver continha proposta de construir a chamada ponte Norte-Sul, entre a Ponta Aguda e a rua Itajaí, por R$ 23,2 milhões, valor 40% inferior aos R$ 38,9 milhões projetados pela prefeitura.

A planilha de custos de todas as 15 propostas ainda precisará ser analisada pelo município, trabalho que deve durar cerca de 45 dias. O secretário de Administração, Anderson Rosa, demonstrou ceticismo com a proposta da Salver.

“Comprar qualquer coisa com 40% de desconto é bastante diferença”, disse à reportagem.

Ele frisou que a avaliação das propostas é técnica e que o município pretende ter a segurança de que a empresa vencedora executará a obra até o fim.

Segundo o sócio-gerente da Salver, Salvio Pedro Machado, os valores mais baixos puderam ser oferecidos porque a empresa possui uma fábrica de estruturas metálicas. Segundo ele, essa poderia ser uma vantagem em relação aos orçamentos dos concorrentes.

Machado garantiu que a proposta é factível e que o único reajuste a ser solicitado pela empresa tem relação com ajustes de custos correspondentes aos 17 meses de interrupção da licitação devido a uma decisão judicial.

Quem é a Salver

A empresa, que é de Ituporanga, já participou da execução de outras obras públicas em Blumenau, como o prédio da Delegacia Regional e estruturas de escolas. Ela também foi a responsável pela construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

Fundada em 1995, a empresa se envolve em obras públicas, mas também atua junto à iniciativa privada.