Empresa têxtil de Indaial lança instituto voltado para ações sociais
O Instituto Texneo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano e inclusão social por meio de apoio a projetos em diversas áreas
Neste mês de setembro, a Texneo, empresa têxtil referência em inovação e sustentabilidade localizada em Indaial, lança oficialmente o Instituto Texneo. A nova instituição, sem fins lucrativos, surge como uma associação privada de caráter assistencial, educacional, cultural e beneficente e que tem como objetivo potencializar as iniciativas sociais da empresa e de seus parceiros. O Instituto nasce com a missão de fortalecer o desenvolvimento humano e a inclusão social na comunidade em que a empresa está inserida.
Fundado em 1º de julho deste ano, o Instituto Texneo atua para centralizar as iniciativas de responsabilidade social da empresa, agindo como pilar social da companhia. A Gestora de ESG da Texneo e presidente da instituição, Francisleine Tomazoni Axt, conta que o desejo de criar o Instituto Texneo vem da vontade da família de estruturar suas ações sociais e ampliar o impacto positivo de suas iniciativas. “O Instituto é uma forma genuína de deixar uma marca positiva para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, afirma.
Pilares de atuação do Instituto Texneo
Educação: Apoio a projetos que promovam a educação de qualidade, desde a alfabetização até a capacitação profissional, incluindo bolsas de estudo e suporte a instituições educacionais.
Esporte: Investimento em iniciativas que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano, com destaque para o incentivo ao paradesporto e a prática esportiva comunitária.
Inovação: Promoção de projetos que incentivem a inovação tecnológica e social, criando soluções inovadoras para desafios comunitários.
Empreendedorismo: Fomento ao empreendedorismo como meio de inclusão social e desenvolvimento econômico, por meio de programas de capacitação e apoio a micro e pequenas empresas.
A atuação do Instituto Texneo será pautada na promoção de atividades de relevância pública e social, com foco no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social. Essas ações visam assegurar a efetivação dos direitos socioassistenciais, contribuir para a criação de novos direitos, promover a cidadania e combater as desigualdades sociais.
Além disso, a entidade está comprometida em incentivar o voluntariado e apoiar iniciativas que gerem impactos sociais positivos, sempre com ênfase na sustentabilidade. A captação de recursos, seja por doações, prestação de serviços ou venda de produtos, também integra as atividades, garantindo o financiamento de projetos e ações.
Outro ponto fundamental é o suporte a eventos e projetos culturais, artísticos, esportivos e de lazer, que promovem interação social e cidadania. O Instituto Texneo poderá, ainda, gerenciar e executar projetos próprios ou de terceiros, utilizando ferramentas como as leis de incentivo fiscal e editais públicos e privados.
A presidente do Instituto, Francisleine Tomazoni Axt, reforça que o papel da instituição é buscar um impacto social profundo e mensurável em todas as áreas de atuação. “Cada projeto, cada campanha de arrecadação, cada iniciativa cultural ou educacional que apoiamos tem como foco a transformação real das comunidades em que atuamos. A Texneo está, cada vez mais, comprometida com o desenvolvimento sustentável e inovação. Acreditamos que, ao investir em educação, cultura, esporte e meio ambiente, estamos construindo um futuro mais justo e equilibrado para todos”, finaliza.
Leia também:
1. Trecho da rua da Vila Germânica fica interditado para organização da 39ª Oktoberfest Blumenau
2. Primeiro goleiro da história do BEC morre aos 78 anos
3. Homem leva facada no abdômen durante briga em bar, em Blumenau
4. Policlínica de Blumenau conquista habilitação e amplia acesso procedimentos de média complexidade
5. Quais são as empresas de Blumenau e região que estão no ranking Valor 1000 de 2024
Veja agora mesmo!
Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses: