O espelho da redação do Enem 2019 e as notas dos “treineiros” foram disponibilizados nesta terça (17), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para conferir o resultado, o participante precisa se cadastrar no portal do governo federal, que reúne os serviços de órgãos públicos.
Desde o começo do mês de março o Inep convoca estudantes que prestaram o Enem a se cadastrarem no portal do governo. De acordo com o instituto, a unificação dos registros no portal será feita de forma gradativa, com previsão de reunir todos os serviços digitais dos órgãos federais.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica e, por meio da nota obtida, o estudante pode conseguir uma vaga na graduação. Para isso, os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que, ao todo, somam 180 questões, além da redação.
No espelho de redação do Enem, disponibilizado hoje, pelo Inep, o estudante poderá conferir a pontuação recebida em cada uma das cinco competências avaliadas pelos corretores.
Como se cadastrar no portal do governo?
Para se cadastrar no gov.br, o estudante deve seguir os seguintes passos:
- Acessar a Página do Participante, no endereço enem.inep.gov.br.
- No canto superior esquerdo da página, clicar no botão GOV.BR que levará ao portal de serviços digital do Governo Federal.
- No site, clicar no botão “Acesso GOV.BR”
- Informar CPF, nome completo, e-mail e telefone e registrar login e senha para criar sua conta no portal.
- Após seguir os passos acima, o participante terá acesso liberado para os canais digitais do governo federal.
*Matéria produzida com informações do MEC