Enfermeira de Pomerode apresenta trabalho pioneiro com laserterapia na Bahia
Congressos aconteceram entre 26 e 29 de novembro
A enfermeira da rede pública de Pomerode, Ândria Carine Giehl, apresentou um trabalho pioneiro com laserterapia no IX Congresso Brasileiro de Prevenção e tratamento de Feridas e XV Congresso Iberolatinoamericano sobre Úlceras y Heridas, realizado em Salvador, na Bahia. Os eventos aconteceram entre 26 e 29 de novembro.
Elaborado por Ândria, Beatriz Dinardi Grotto e Giorgia Maximiano Virtuoso, o trabalho trata-se de manejo Clínico de Queimadura de segundo grau em face com cobertura tecnológica e laserterapia de baixa intensidade em atenção primária – Unidade Básica de Saúde – o que não é comum para o SUS, somente locais que possuem ambulatório de feridas de média complexidade.
“O desfecho foi uma cicatrização em 11 dias sem cicatriz”, explica a enfermeira da Unidade de Saúde Horst Wilhelm Bernhardt, do bairro Testo Central, Ândria.
Pomerode se destaca por ser um dos municípios que tem atendimento de alta complexidade, com lesões graves e de difícil cicatrização. “O município fornece, através de recursos próprios, o maior número de coberturas complexas da região. Temos muitos pacientes com úlceras vasculogênicas de difícil cicatrização e a gente só consegue chegar à cicatrização em decorrência da capacitação dos profissionais, e justamente por esse acervo de coberturas complexas que temos em Pomerode. E de três anos pra cá que a gente começou a conseguir adquirir, junto com a gestão, e provar a importância de mantermos essa quantidade de cobertura tecnológica para tratamento de feridas”, explica a enfermeira.
Leia também:
1. Após 17 horas de julgamento, saiba qual foi a sentença de mãe e padrasto que mataram menina de 3 anos em Indaial
2. Empresária de Gaspar morre no hospital após grave acidente na rodovia Ivo Silveira
3. Representante do MEC vem a Blumenau para conhecer patrimônio da Furb
4. Em plena luz do dia: PM flagra homem tentando furtar fios da iluminação de Natal da ponte do Centro em Blumenau
5. Rede de supermercados inova e abre vagas de trabalho somente aos fins de semana em Blumenau
Veja agora mesmo!
Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade: