X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por: Escola Barão do Rio Branco

Ensino Fundamental Barão integra educação e desenvolvimento

Proposta é garantir formação sólida e desenvolvimento dos adolescentes

O Ensino Fundamental II é uma etapa crucial no desenvolvimento dos estudantes. Eles ingressam ainda na infância e saem dela adolescentes prontos para o Ensino Médio. Por isso, na Escola Barão a prioridade é oferecer uma formação acadêmica consolidada ao mesmo tempo em que prepara os jovens para os desafios da vida.

É por isso, inclusive, que o EFII da Barão vai do 5º ao 8º ano, para que os estudantes vivam a transição para o ensino médio no 9º. Com professores qualificados e material didático Bernoulli, considerado um dos melhores do Brasil, a escola oferece também diferenciais na rotina.

“Essa é uma etapa de transição e lidamos com as mudanças da infância para a adolescência, por isso é tão importante dar conta da formação humana deles. Precisamos consolidar a formação mais complexa e específica das áreas de conhecimento sem deixar ele preso em uma caixinha de componentes curriculares”, ressalta Franciele Otto Duque, coordenadora do Ensino Fundamental II.

Diferenciais Barão
Além das aulas de filosofia a partir do 6º ano até o Ensino Médio, os estudantes também passarão a ter competências socioemocionais dentro das disciplinas gerais, para que o aprendizado e a relação dos estudantes sejam aprimorados.

O projeto Respirando Língua Portuguesa também alimenta tópicos como produção textual, oralidade e literatura. Conheça abaixo outros diferenciais do Ensino Fundamental II da Escola Barão:

Cultura digital
A disciplina busca formar os estudantes como usuários. Como a partir do 6º ano o uso de celular na escola já é liberado, os estudantes têm aulas de segurança da informação, comportamento nas redes sociais e outras habilidades com a tecnologia. No 7º e 8º anos eles passam a ter aulas de robótica com os materiais da Robomind. Além de aprender programação básica, eles passam a ter noção de habilidades tecnológicas no geral.

“São aulas sempre pensadas com práticas, ou seja, um tempo de introdução com abordagem teórica e explicativa, e logo em seguida direcionamento para atividades práticas. Mesmo que o 6º ano não utilize material da Robomind as aulas também são pensadas desse modo, com práticas a partir dos temas geradores previstos no currículo”, detalha Franciele.

Artes
Em duas aulas semanais, os estudantes constroem um percurso de educação para focar em uma linguagem diferente a cada ano. No 5º ano eles aprendem sobre dança, no 6º artes visuais, no 7º focam na música e no 8º em teatro. O objetivo é que a Educação Física também passe a condensar suas modalidades em um percurso formativo nos próximos anos.

Idiomas
Os estudantes continuam a formação em dois idiomas. O inglês, obrigatório para todos, e o espanhol ou alemão, escolha feita no 4º ano. É no 5º ano que eles fazem o primeiro TOEFL, prova de certificação que prepara os estudantes para a oficial, no 9º ano.

Projeto interdisciplinar
A cada ano, os estudantes participam de um projeto geral que integra todos os professores. No 5º ano, eles focam na qualidade de vida. No 6º, em conhecer mais sobre ciência e tecnologia para despertar a curiosidade no mundo científico.

No 7º ano eles constroem um anuário, para unir aprendizados de acervo histórico, arquivo e trabalhar a identidade. Por fim, no 8º ano, o projeto Fases é focado na adolescência, debatendo controle emocional, consumo de mídias, uso de álcool e drogas, organização de grupos e outros temas importantes para a idade.

Concursos
Com um histórico de medalhistas em Olimpíadas de ensino, a Escola Barão incentiva os estudantes a participarem de competições desde pequenos. Matemática e Robótica são os principais destaques da instituição.

Formação de lideranças
Cada líder de turma também precisa fazer parte do CELE, o Centro de Lideranças Estudantis. Demais interessados também podem ingressar. Nele, os estudantes participam de formações e palestras com temas importantes para a sociedade, envolvendo o voluntariado.

Aprendizado fora da escola
Durante cada ano os estudantes conhecem um lugar novo. Seja a capital Florianópolis, o Rio Grande do Sul até o interior de São Paulo e Paraná. Além disso, durante todo o ano, saídas pedagógicas no entorno da escola são realizadas para enriquecer o conhecimento.

“Essa é a fase perfeita para isso, porque eles já têm responsabilidade para sair da escola e ainda estão empolgados. Assim eles criam memórias e vivenciam emoções que não experimentariam dentro da escola. Ano passado levamos o 6º ano para conhecer um roteiro histórico que temos no Cemitério do Centro de Blumenau e no começo deste ano os estudantes já estavam cobrando para ir também”, comenta a coordenadora.

Eventos
O Ensino Fundamental II da Barão também é marcado por muitos eventos. Entre eles a Gincana Mirim, um dia de integração com cunho social, esportivo e cultural. As competições interclasse são focadas no esporte e há também o Desafio de Robótica, que permite que os mais bem colocados participem do Robomind Experience.

Além da tradicional Feira de Ciências, reconhecida também pela comunidade externa, que integra todos os estudantes do 6º ao 8º ano, o Fundamental II também participa da Mostra de Conhecimento, realizada todo mês de novembro para apresentar o que os estudantes vivenciaram durante o ano, uma experiência também aberta à comunidade que deseja conhecer a escola.

Escola Barão do Rio Branco
Endereço: Rua Nereu Ramos, 220, Centro – Blumenau
Telefone: (47) 3322-6133 (telefone e WhatsApp)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Facebook.com/EscolaBaraodoRioBranco
Instagram: @EscolaBarao