A Escola SESI fica localizada junto ao SENAI Blumenau, na Rua São Paulo, 1147 e une a expertise de duas grandes instituições:
• O SESI, a maior rede de educação básica privada do país.
• O SENAI, a maior rede de educação profissional da América Latina.
O SESI é pioneiro na implementação do Novo Ensino Médio em Santa Catarina. Esse modelo integra a educação básica a itinerários de formação profissional ou aprofundamentos específicos, promovendo uma formação integral e a sintonia entre os conhecimentos produzidos e o mundo do trabalho.
Ou seja, o Ensino Médio é o modelo ideal para o estudante que quer estabelecer a relação entre teoria e prática, desenvolvendo competências para a sociedade do século XXI e preparando-se para o acesso ao Ensino Superior e/ou trabalho. Na Escola SESI, os estudantes são instigados a desenhar um projeto de vida e de carreira por meio do estímulo ao protagonismo, empreendedorismo e desenvolvimento do senso crítico.
Itinerários de formação:
Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: Os adolescentes são usuários das Tecnologias da Informação (TICs). Muitos estão envolvidos com os processos de
gamificação, cultura maker e produção de conteúdo para as redes sociais. No curso, o estudante se prepara para ser um profissional que atua na construção de softwares, desenvolvendo tecnologias, aplicativos de smartphones e demais soluções para a melhoria da nossa qualidade de vida, do meio ambiente, entre outros.
Itinerário Formação Geral Básica: Aprofundando a Formação Geral Básica, com concentração em Ciências e Raciocínio Lógico, os estudantes terão oportunidade de desenvolver uma combinação de habilidades técnicas e socioemocionais, capacitando-os a abordar problemas complexos de maneira inovadora e multidisciplinar.
Desenvolvem competências em investigação científica, resolução de problemas, pensamento crítico e processos criativos. As habilidades são aprimoradas mediante discussões, criação de produtos, exploração de processos e execução de projetos científicos.
Programa bilíngue
O Programa Bilíngue faz parte da matriz curricular da Escola SESI e conta com quatro horas de aulas semanais em que os professores trabalham não apenas com foco na gramática da língua, mas também no desenvolvimento de projetos. Os projetos exploram principalmente as habilidades de “listening” e “speaking” por meio de atividades “mão na massa”, o que faz com que o uso do idioma seja feito dentro de um contexto real e prático, tornando o aprendizado leve, natural e cheio de significado.
Contraturno
No nosso contraturno, com as oficinas Maker, os alunos são os protagonistas do próprio processo de aprendizagem e têm liberdade para escolher as áreas que mais gostam, aproveitando para colocar a mão na massa e desenvolver novas habilidades.