Entenda a proposta que busca uma implementação de base da Polícia Militar na Vila Itoupava, em Blumenau
Sessão ordinária aconteceu nesta quinta-feira, 8
Há cerca de uma semana, o vereador Rolf Bublitz (PSDB) mencionou durante uma sessão no Plenário da Câmara a possibilidade de implementação de uma base da Polícia Militar no distrito de Vila Itoupava, em Blumenau. O objetivo seria trazer maior segurança para o local.
Na quarta-feira, 7, após uma visita à Polícia Militar e reunião com o comandante Marcos César do pelotão da Itoupava Central, o vereador Rolf reforçou os pedidos sobre a transformação do pelotão em uma companhia. O objetivo é ter mais estrutura e ser criado um pelotão na Vila Itoupava.
“Toda região norte ficará com certeza com a sensação de segurança. O governo do Estado vai estar atendendo uma demanda que não é só minha, mas de todos os empresários, comerciantes, associações de moradores, lideranças comunitárias e toda a população dessa região”, explica Rolf.
O vereador apresentou este mesmo pedido na Câmara de Vereadores em 2021 e em 2023. “Quanto mais perto, mais segurança a gente tem”, afirma o vereador durante a sessão no Plenário. O vereador também planeja participar de mais sessões plenárias para reforçar a importância do pedido.
“Eu optei por fazer requerimentos com pedidos de informação para que o governo do Estado faça estudos técnicos. E, assim, possam nos indicar qual é a melhor viabilidade para atender a essa solicitação, em torno de custos, investimentos, policiais efetivos”, conta o vereador.
“Dependendo da resposta, podemos envolver a comunidade, levantar o apoio com empresários da região, fazer campanhas para ajudar no que for necessário, pois segurança, saúde e educação nunca é demais e sempre são prioridades no meu mandato na Câmara de Vereadores”, ele complementa.
O que diz o intendente
Leandro Rodrigues da Silva, intendente distrital da Vila Itoupava, concorda com a iniciativa. “Seria extraordinário do ponto de vista de garantia da segurança, de um bom convívio social nessa região do extremo norte da cidade”.
“Toda vez que um serviço de utilidade pública essencial acaba sendo extinto, e que a comunidade, para ter acesso, acaba tendo que enfrentar uma distância maior, você acaba naturalmente aumentando a dificuldade, distanciando as pessoas da estrutura do poder público e dificultando o acesso e a qualidade de vida”, reitera Índio.
Leandro conta que já havia um grupamento da Polícia Militar até o início da década de 90 no distrito. Porém, foi deslocado para a Itoupava Central. Ele explica que isso aconteceu “especialmente pelo fato de que a Itoupava Central tem crescido muito do ponto de vista de investimentos, empresas, expansão demográfica, infraestrutura. Houve um crescimento populacional impressionante no último censo e nos últimos 10 anos”.
“Tudo aquilo que vem para fazer com que a gente possa recuperar esse protagonismo, senso de independência, autonomia, que é uma marca da Vila Itoupava, especialmente neste ano em que a gente celebra 80 anos da criação do distrito, eu acho que é positivo e vem para somar. Seria interessante que as representações sociais, empresariais e de comércio, nessa região se unissem em torno dessa proposta porque ela traria ganhos muito significativos para o conjunto social e a economia da região”, ele finaliza.
Leia também:
1. BCX 2024: saiba mais sobre o evento em Blumenau e como comprar os ingressos
2. Mulher morre três semanas após grave acidente na Humberto de Campos, em Blumenau
3. Apan vence time peruano na estreia do Campeonato Sul-Americano
4. Mulher é picada por jararaca enquanto caminhava no bairro Velha, em Blumenau
5. Equipamentos são furtados de empresa em Indaial
Veja agora mesmo!
César Paulista conta histórias da carreira e fala sobre o futebol atualmente: