Entenda como capacidade dos mercados de Blumenau foi definida durante a pandemia

Além da restrição de 40% da ocupação normal, Defesa Civil determinou limites para os estabelecimentos

Desde o início da pandemia de Covid-19, a capacidade de clientes nos mercados de Blumenau foi limitada. Inicialmente a metade, há pouco mais de um mês a restrição baixou para 40% da ocupação normal.

Porém, além desta regra, a Defesa Civil da cidade também criou regras para os estabelecimentos. Considerando a área de venda, a população máxima de cada loja foi calculada pela secretaria.

Como explica o secretário da pasta, Carlos Menestrina, o cálculo não envolve espaços ocupados por mercadorias, caixas e gôndolas. Apenas os corredores por onde as pessoas podem passar livremente.

O controle de entrada deve ser disponibilizado para os clientes de forma digital na entrada do mercado. Os estabelecimentos também devem ter profissionais devidamente identificados para orientar as pessoas a manterem o distanciamento e a usar a máscara corretamente.

Área de venda (m²) Ocupação máxima
0 a 350 1 pessoa a cada 9m²
351 a 500 50 pessoas
501 a 1.000 100 pessoas
1.001 a 2.000 150 pessoas
2.001 a 3.000 200 pessoas
3.001 a 4.000 250 pessoas
Acima de 4.000 280 pessoas

 

Durante a fiscalização, foi necessário adequar algumas regras. Uma das normas que não foi efetiva foi a de limitar a entrada a uma pessoa por família. Muitos blumenauenses acabavam burlando o decreto, que foi derrubado. Porém, os mercados podem manter a decisão.

“Na segunda semana tivemos várias denúncias, mas o problema não era a quantidade de pessoas, e sim o aglomero delas dentro do espaço. Às vezes estava abaixo da capacidade, mas as pessoas se aglomeravam no açougue ou nas verduras”, explica Menestrina.

Entre elas estão o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os clientes durante as compras e na fila; proibir a degustação de produtos; recomendar o fim das ofertas diárias e manter a recomendação de um familiar por compra.

Outra regra definida pela força-tarefa foi a proibição do uso de cestinhas de compras durante os fins de semana e feriados. Mantendo apenas os carrinhos, o distanciamento entre os clientes é facilitado.

Também foi levantada a possibilidade de fechar os supermercados aos domingos, porém a Prefeitura de Blumenau acabou voltando atrás e descartando a decisão.

No fim de semana de Dia dos Pais, quando o comércio abriu excepcionalmente, o secretário da Defesa Civil alegou que o movimento foi grande, porém seguindo as regras e mantendo uma situação tranquila.

Segundo Menestrina, aproximadamente metade das denúncias acabaram se mostrando infundadas. “Mas é importante que continuem denunciando, pois ao menos podemos ir aos lugares e fazer a fiscalização devida”, alerta.

Como denunciar

A força tarefa é coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) com apoio da Vigilância Sanitária e conta com a ajuda da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Polícia Militar, da Policia Civil e do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Os mais de 30 profissionais que atuam diretamente na operação são divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade. Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.

Mais de 100 estabelecimentos de Blumenau já foram fechados por descumprirem as medidas restritivas.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo