Entenda como capacidade dos mercados de Blumenau foi definida durante a pandemia
Além da restrição de 40% da ocupação normal, Defesa Civil determinou limites para os estabelecimentos
Desde o início da pandemia de Covid-19, a capacidade de clientes nos mercados de Blumenau foi limitada. Inicialmente a metade, há pouco mais de um mês a restrição baixou para 40% da ocupação normal.
Porém, além desta regra, a Defesa Civil da cidade também criou regras para os estabelecimentos. Considerando a área de venda, a população máxima de cada loja foi calculada pela secretaria.
Como explica o secretário da pasta, Carlos Menestrina, o cálculo não envolve espaços ocupados por mercadorias, caixas e gôndolas. Apenas os corredores por onde as pessoas podem passar livremente.
O controle de entrada deve ser disponibilizado para os clientes de forma digital na entrada do mercado. Os estabelecimentos também devem ter profissionais devidamente identificados para orientar as pessoas a manterem o distanciamento e a usar a máscara corretamente.
Área de venda (m²) | Ocupação máxima |
0 a 350 | 1 pessoa a cada 9m² |
351 a 500 | 50 pessoas |
501 a 1.000 | 100 pessoas |
1.001 a 2.000 | 150 pessoas |
2.001 a 3.000 | 200 pessoas |
3.001 a 4.000 | 250 pessoas |
Acima de 4.000 | 280 pessoas |
Durante a fiscalização, foi necessário adequar algumas regras. Uma das normas que não foi efetiva foi a de limitar a entrada a uma pessoa por família. Muitos blumenauenses acabavam burlando o decreto, que foi derrubado. Porém, os mercados podem manter a decisão.
“Na segunda semana tivemos várias denúncias, mas o problema não era a quantidade de pessoas, e sim o aglomero delas dentro do espaço. Às vezes estava abaixo da capacidade, mas as pessoas se aglomeravam no açougue ou nas verduras”, explica Menestrina.
Entre elas estão o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os clientes durante as compras e na fila; proibir a degustação de produtos; recomendar o fim das ofertas diárias e manter a recomendação de um familiar por compra.
Outra regra definida pela força-tarefa foi a proibição do uso de cestinhas de compras durante os fins de semana e feriados. Mantendo apenas os carrinhos, o distanciamento entre os clientes é facilitado.
Também foi levantada a possibilidade de fechar os supermercados aos domingos, porém a Prefeitura de Blumenau acabou voltando atrás e descartando a decisão.
No fim de semana de Dia dos Pais, quando o comércio abriu excepcionalmente, o secretário da Defesa Civil alegou que o movimento foi grande, porém seguindo as regras e mantendo uma situação tranquila.
Segundo Menestrina, aproximadamente metade das denúncias acabaram se mostrando infundadas. “Mas é importante que continuem denunciando, pois ao menos podemos ir aos lugares e fazer a fiscalização devida”, alerta.
Como denunciar
A força tarefa é coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) com apoio da Vigilância Sanitária e conta com a ajuda da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Polícia Militar, da Policia Civil e do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
Os mais de 30 profissionais que atuam diretamente na operação são divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade. Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.
Mais de 100 estabelecimentos de Blumenau já foram fechados por descumprirem as medidas restritivas.