Entenda porque mais de 50 postes ainda não foram retirados de obras do Garcia
Prefeitura aponta problemas com a Celesc para remoção dos objetos
A Prefeitura de Blumenau e a Celesc estão com um dilema nos últimos meses envolvendo as obras na região sul da cidade. Há cerca de seis meses, o município solicitou a retirada de 54 postes das ruas que estão recebendo revitalização: Amazonas, Hermann Huscher e Alameda Rio Branco.
A solicitação foi feita para que as obras pudessem avançar ou até, em determinados espaços, terem etapas concluídas, como no caso da rua Amazonas. Entretanto, desde então vêm ocorrendo entraves.
Na rua Amazonas, por exemplo, onde as obras do município já foram concluídas, alguns postes foram retirados. Porém, outros diversos continuam no mesmo local, atrapalhando principalmente as ciclofaixas, como mostram as imagens abaixo.
Na rua Hermann Huscher e Alameda, onde as obras ainda estão ocorrendo e em determinados pontos dependem da retirada dos postes, não há expectativa de quando a Celesc irá realizar os serviços. Pela situação, as obras acabam não evoluindo.
De acordo com o gerente regional da Celesc, Carlos Varella, a situação não é tão simples quanto parece. Ele cita que existem diversos empecilhos que podem explicar a demora.
“Na parte que o município concluiu, a gente está tirando. Já tiramos uns 12 mais ou menos e alguns buracos continuam lá, nem foram tapados pela prefeitura. Tem lugar que a gente mudou fiação, mas tem a telefonia, que não faz a troca, por isso os postes antigos também permanecem e não podem ser tirados. E a Celesc também tem outros serviços, em outros lugares, não é só ali”, explicou.
Os lugares onde os postes foram retirados e os buracos ainda não foram tampados, citados pelo gerente, ficam em frente ao Terminal da Fonte. Segundo o gerente, os serviços foram feitos na véspera de carnaval, há cerca de duas semanas.
Como as imagens abaixo mostram, se antes eram os postes que atrapalhavam a utilização da segunda pista sentido Centro, agora são os buracos e cones que dificultam o tráfego dos veículos. Os carros acabam utilizando apenas uma pista e mudando para a segunda após passarem pelas barreiras.
O gerente comentou também que as retiradas dos postes vão continuar acontecendo na rua Amazonas, onde no total a solicitação é de 25. Nas demais ruas, Hermann Huscher e Alameda, ele não soube informar quando vão iniciar os trabalhos.
Prefeito lamenta
Nesta quarta-feira, 9, durante um evento de a assinatura de ordem de serviços para outras obras que vão iniciar em Blumenau nos próximos dias, o prefeito Mário Hildebrandt comentou o assunto. Ele falava sobre as obras do corredor sul, que estão em andamento, e citou a problemática envolvendo os postes.
“A gente tem um calo, que são os postes da Celesc. Toda vez que eu falo disso o pessoal da Celesc fica bravo comigo, mas sou obrigado a ficar bravo com eles. Porque estamos há mais de seis meses com o pedido de remoção desses postes e até agora nada. Ou seja, obra parada, a população acha que a responsabilidade é da prefeitura e os postes continuam ali. Nos já colocamos o asfalto e a Celesc não consegue mudar os postes (…) e detalhe, não é de graça, nós pagamos e muito caro”, afirmou Mário.
O prefeito ainda destacou que não falava da Celesc em Blumenau em si, ou do gerente regional, mas sim, de uma problemática da empresa catarinense num geral em todo estado.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube