As sonecas têm papel fundamental na rotina de qualquer criança, e são essenciais para um desenvolvimento cognitivo e motor saudáveis, níveis hormonais equilibrados e boa imunidade.
Porém nem sempre as crianças conseguem fazer sonecas facilmente, visto que durante o dia não temos ajuda do hormônio do sono (melatonina). E muitas vezes também a quantidade e qualidade delas não são satisfatórias, tendo então como consequência irritabilidade, dificuldade de aprendizado, choro, entre outros.
Precisamos entender que preparar uma boa noite de sono começa já no momento em que a criança acorda (consideramos ideal entre 6h e 7h), seguida das sonecas bem distribuídas ao longo do dia, alimentação saudável e demais atividades. E o horário de dormir à noite deve ser cedo também (consideramos entre 19h e 20h30), dependendo sempre da última soneca e da idade da criança. Para cada faixa etária há uma recomendação.
Vamos então às dicas para melhorar as sonecas?
1. A primeira soneca do dia é uma das mais importantes, pois se ela acontecer no momento errado, ou simplesmente não acontecer, as demais sonecas serão prejudicadas.
2. Atenção à janela de sono do seu filho (tempo que ele consegue ficar acordado, sem extremo cansaço), observe também os sinais de sono e o coloque para dormir.
3. Propicie um ambiente tranquilo e relaxante, escureça um pouco o quarto, ligue um ruído branco e garanta que a temperatura esteja agradável.
4. Garanta que seu filho esteja alimentado antes da soneca, para que assim não desperte por fome e descanse tranquilo.
5. Estabeleça um ritual pré soneca, isso ajuda a criança a relaxar e se preparar para descansar.
6. Desligue os eletrônicos pelo menos 30 minutos antes. Ideal que não fossem utilizados!
7. Lembre-se de manter a tranquilidade e a segurança quando for levar seu filho para a soneca, pois seu filho se espelha em você para também conseguir se acalmar e ficar seguro para dormir.
Dúvidas sobre sonecas? Vem comigo! Encaminhe mensagens no meu Whatsapp pelo número (47) 98431-8359. Você pode encaminhar dúvidas também para o meu Instagram.
Confira algumas dúvidas encaminhadas para a coluna, seguidas das devidas respostas.
Não consigo fazer rotina com meu meninos, são gêmeos de 7 meses
Ajustar a rotina de gêmeos a fim de sincronizar as crianças é um desafio, porém é possível sim. E isso é essencial para a família como um todo! Considerando sempre as necessidades e o desenvolvimento de cada um deles. Quanto maior a organização com gêmeos, melhor a rotina se dará e com isso, melhor o sono, o humor e qualidade de vida de todos. Me chama que te ajudo!
Meu filho de quatro anos ainda precisa da soneca ao meio-dia, é normal?
Sim, pois cada criança apresenta necessidades de sono diferente uma das outras. Se ele precisa desse momento, permita que ele se beneficie de um descanso no meio do dia.
Até os três anos é recomendado que as crianças façam sonecas. E se após essa idade a soneca for mantida, só trará benefícios para seu filho.
Criança de 1 ano e 6 meses, já pode fazer uma soneca?
Sim, nessa idade algumas crianças já podem demonstrar sinais de que estão preparadas para isso. Ela começa a rejeitar a soneca da manhã e passa a fazê-la após o almoço, passando assim para uma soneca por dia. Vale salientar que não devemos reduzir as sonecas da criança por nossa conta, ok?
Tenho muita dificuldade, eu não tenho rotina e meu filho de um ano me acompanha em tudo, principalmente para dormir
Vamos então estabelecer uma rotina ideal para a idade dele? Isso será indispensável para que ele durma melhor e tenha qualidade de vida. Além de ser essencial para a criança, traz muitos benefícios para toda a família de forma geral, pois permite que a mãe também tenha um tempo para sim, o que é muito importante para sua saúde física e emocional.
Não sei por onde começar uma rotina
Muito comum os pais não saberem, por isso estou aqui! Para cada idade há uma rotina. Não há como passar uma rotina sem conhecer cada caso, cada criança, idade, temperamento e hábitos antigos. Mas vou dar uma dica: comece por verificar a janela de sono da criança e também os sinais de sono, e então coloque-a para dormir. Garanta que ela esteja alimentada antes de descansar. Assim que acordar atividades com mais estímulos são recomendadas e quando a hora de dormir se aproximar, reduza os estímulos e inicie momentos de relaxamento. Ficou com dúvidas, me chama.
Como fazer a rotina do recém-nascido?
Vou dar algumas dicas gerais, ok?
• Comece por seguir a mesma sequência de eventos no dia a dia do bebê.
• Nesse momento é recomendado que o bebê faça sonecas em ambiente claro, para ir regulando o relógio biológico.
• Proporcione ambiente tranquilo para que o bebê possa relaxar para descansar.
• Durante a noite, mantenha as luzes apagadas e quando precisa atender o bebê, acenda uma luz fraquinha e de cor vermelha.
• Atenção ao superestímulo, ele pode estressar o pequeno bebê, interferindo no sono, alimentação, irritação, entre outros.