Entenda o sistema de fiscalização de fraudes nos cartões de ônibus em Blumenau
Prefeitura e SMTT buscam garantir que benefícios de transporte sejam usados de forma justa
A Prefeitura de Blumenau intensificou a fiscalização do uso de benefícios nos ônibus em Blumenau, em ação conjunta com a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). No ano passado, a estimativa é de que 886 cartões foram bloqueados por uso indevido.
“Nosso objetivo é garantir que o transporte coletivo seja acessível de forma justa para todos. A redução das fraudes não só ajuda a equilibrar as finanças do sistema, como também assegura que o dinheiro público seja utilizado de maneira eficiente”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, em nota da prefeitura.
A fiscalização é realizada por biometria facial, que monitora a utilização dos cartões nas catracas dos ônibus e nas entradas dos terminais. A biometria reconhece quem está utilizando o cartão no ônibus ou nos terminais e verificar se é, de fato, o proprietário. Em caso de uma fraude comprovada, o cartão é bloqueado por 30 dias, mas o período de bloqueio pode aumentar se novas fraudes acontecerem.
A SMTT destaca em nota que, embora o sistema tenha gerado 4.235 laudos suspeitos em 2024, o número de fraudes registradas tem diminuído.
“A diminuição das fraudes ao longo dos anos é um reflexo direto da ação conjunta entre a prefeitura e a população”, afirma Campos em nota. “Quando o uso indevido é evitado, conseguimos garantir que os recursos públicos sejam mais bem aplicados, o que é fundamental para manter o transporte coletivo funcionando de forma eficiente e acessível.”
Leia também:
1. Governador Jorginho Mello confirma Mário Hildebrandt na Defesa Civil
2. Identificado homem encontrado morto em carro em Blumenau
3. Campanha Panetone do Bem vai destinar R$ 100 mil para casas de repouso em Santa Catarina
4. Prefeitura de Blumenau fará limpeza em locais usados por moradores em situação de rua nesta semana
5. Saiba qual média de gastos para fazer a compra do material escolar em Blumenau
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: