X
X

Buscar

Entenda os ícones da nova identificação dos terminais de ônibus de Blumenau

Velha, Garcia e Fortaleza ganharam identificações específicas.

Três dos seis terminais urbanos de Blumenau já receberam a nova comunicação visual que está sendo implantada pela BluMob. Velha, Garcia e Fortaleza ganharam identificações específicas.

O ícone do Garcia destaca a beleza natural da região Sul da cidade. O bairro da Velha foi associado a uma casinha enxaimel. A Fortaleza, curiosamente, foi relacionada a uma fortificação.

Entenda os ícones:


Sem grandes mistérios: Já que o terminal tem o nome baseado em um dos principais atrativos da Praça Marechal Mascarenhas de Moraes, a Praça da Fonte Luminosa, nada mais justo que utilizá-lo para caracterizar o local.

Havia um rochedo que, à época, lembrava uma fortaleza. De acordo com a historiadora e diretora do Arquivo Histórico, Sueli Petry, essa é a origem da nomenclatura do bairro e a justificativa pelo ícone com ar medieval.

“O rio ali na rua Dois de Setembro era um rochedo. Quando eles fizeram a construção da Beira-Rio, eles tiraram pedras dali, aí abriu espaço e a rua Dois de Setembro passa a ser o que é hoje”, explica a historiadora.

Uma escolha simples. O chapéu do “fritz” remete à Oktoberfest, que ocorre na Vila Germânica. O local está localizado muito próximo ao terminal:

“Desta forma fazemos um link com um dos maiores pontos turísticos de Blumenau”, defendeu em documento Lucas Ostjen, da Ferver Comunicação.


A casa enxaimel representa a colonização da região. Há dúvidas sobre a história do nome Velha. De uma lado, seria o sobrenome de uma família. De outro, a origem teria vindo de uma mulher muito idosa que morava às margens do ribeirão. Sueli Petry é categórica:

“Antes da chegada do Doutor Blumenau já tinha essa denominação. Vem de uma família de sobrenome Velha, de São Francisco do Sul, lá por volta de 1830, que morava ali”.

Deixando de lado o aterro que existia atrás do terminal, o desenho de uma estrada é para lembrar que na região há várias opções de entrada e saída para a BR-470.

Os recantos e belezas naturais não foram esquecidos. O ícone e o verde fazem alusão a pontos como o Parque das Nascentes e Spitzkopf. A origem da denominação Garcia se deve à existência de moradores, no ano de 1846, oriundos do rio Garcia, do município de Camboriú. No mapa da Colônia Blumenau, de 1864, já constava o nome do ribeirão Garcia.

Projeto de comunicação Blumob

A empresa contratada iniciou a instalação das novas placas no mês de junho e tem um prazo de 180 dias para a conclusão dos serviços. O próximo terminal a ganhar a nova identidade será o da Proeb, em seguida o da Fonte e, por fim, o do Aterro.

O projeto da nova comunicação visual consiste na identificação das rotas e terminais por cores, bem como símbolos de acordo com a característica de cada bairro ou região. Algo mais moderno e de fácil compreensão.

A empresa utiliza os recursos que inicialmente seriam destinados à pintura dos ônibus do sistema, pois o Seterb entendeu que o investimento para a pintura dos veículos usados para a mesma cor dos novos, ou seja, prata, poderia ser mais bem aplicado em um benefício direto ao usuário.