Reconhecimentos valorizam o ensino na FURB e o diploma de quem se formou na universidade

A FURB, Universidade Regional de Blumenau, destaca-se como uma instituição de ensino superior de excelência, consolidando-se como a Universidade Nota Máxima e a terceira melhor universidade de Santa Catarina. Os reconhecimentos aconteceram em 2023 e destacam que a FURB busca pela excelência no ensino, pesquisa e extensão.

A conquista do título de Universidade Nota Máxima é reflexo do comprometimento constante da FURB em oferecer uma formação de alto nível aos seus estudantes. A nota 5 foi homologada pelo Conselho Estadual de Educação no final de setembro de 2023 e é válida pelos próximos 10 anos até um novo recredenciamento.

A avaliação foi realizada por uma comissão externa nomeada pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC), que analisou presencialmente as condições de funcionamento da Universidade.

A reitora da FURB, professora Marcia Cristina Sardá Espindola, afirma que a avaliação positiva reforça o trabalho de excelência desempenhado pelos colaboradores. “É um trabalho muito árduo de comissões que preparam toda a documentação e organizam tudo; é mais de um ano de trabalho. Depois podemos mostrar de fato todas as nossas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Tudo é avaliado, então, tirar nota máxima em todos os itens de fato foi algo muito significativo e especial para nós”, celebra.

Terceira melhor universidade de SC

Ao ser classificada como a terceira melhor universidade de Santa Catarina, a FURB reforça seu compromisso com a formação integral dos estudantes, preparando profissionais qualificados. A instituição destaca-se não apenas pela excelência acadêmica, mas também pelo impacto positivo que gera na comunidade local e regional.

O reconhecimento foi publicado no Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, e que analisou a pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.

“Fomos muito bem ranqueados na área de inovação, pesquisa e extensão. A inovação é o que nos fez ficar em terceiro lugar em Santa Catarina, abaixo apenas da UFSC e UDESC. Hoje , temos mais de 16 instituições de altíssimo nível; no sistema Acafe, somos 14, além dos institutos federais, e conseguir estar à frente de todas é uma excelente conquista, além de mostrar que estamos no caminho certo”, avalia a reitora.

Valorização do esforço coletivo

Após a tão almejada Nota Máxima, toda a equipe de servidores, professores e alunos celebrou a conquista. “Tivemos muitos momentos de felicidade, e as pessoas citam que somos uma Universidade Nota Máxima. Existe esse sentimento de pertencimento, valorização e orgulho pela FURB”, comemora.

Os bons indicadores também são importantíssimos para que a universidade atinja um patamar mais alto e, consequentemente, atraia mais alunos, proporcione mais segurança para quem já estuda na FURB e valorize o diploma dos egressos.

“Os indicadores sempre são muito importantes, e nós os buscamos para nos autoavaliarmos e buscarmos melhorias. Sempre que passamos por uma avaliação, há pontos positivos que são ressaltados e negativos que precisamos abordar. A busca é constante, e nunca podemos parar, mesmo agora, tirando o 5 e sendo classificados como Universidade Nota Máxima”, destaca Marcia.

A reitora ainda frisa que a FURB está conectada com a comunidade e destaca que quem tem uma boa formação fará um bom trabalho na área que escolher. “Esse é o nosso compromisso, primar pela boa educação e participar de todos os segmentos, pois isso ajuda a desenvolver a nossa região”, comemora.

Venha estudar na terceira melhor universidade de Santa Catarina, que conta com Nota Máxima e é credenciada para os alunos poderem se inscrever no programa Universidade Gratuita e concorrer às bolsas do Governo do Estado de SC. As inscrições já estão abertas pelo ingressar.furb.br.

Em caso de dúvidas, acesse o site furb.br/ug e confira mais detalhes sobre o Universidade Gratuita.

FURB
Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 – Itoupava Seca, Blumenau – SC
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30
Telefone e WhatsApp: (47) 3321-0300
furb.br/ug
Email: cae@furb.br